Luciano Cordoval de Barros
Área: Ciências Agrárias
Tema:
Ano: 2019
Prêmio: Prêmio Fundação Bunge
Síntese:
Luciano Cordoval de Barros, é Engenheiro Agrônomo formado pela Escola Superior de Agricultura de Lavras, hoje Universidade Federal de Lavras-UFLA (1973). Em 1983, ingressou na Embrapa onde trabalha até hoje. Inicialmente, coordenou por dez anos a equipe de apoio de irrigação para as pesquisas da Embrapa Milho e Sorgo, ocasião em que desenvolveu a Tecnologia Social Lago de Múltiplo Uso. Em 1997, a partir de um Projeto-Piloto na microbacia do ribeirão Paiol, no município de Sete Lagoas, MG, desenvolveu tecnologia Barraginhas, cujo objetivo é captar a água das enxurradas e promover seu armazenamento no solo, evitando erosões, assoreamentos e contaminações ambientais e promover o aumento do volume de água dos mananciais. Difundiu essa tecnologia em diversas regiões de Minas Gerais e posteriormente em outros estados, como CE, DF, GO, MT, PA, PI, RJ, RS, SE e TO.
Ministrou mais de 200 treinamentos para transferência dessas duas tecnologias para públicos diversos, atendendo desde comunidades muito carentes de regiões áridas e semiáridas até autoridades e comitivas internacionais interessadas na preservação de recursos hídricos.
Com as tecnologias Barraginhas e Lago de Múltiplo Uso, conquistou diversos prêmios, que viabilizaram o patrocínio de Projetos que propiciaram a implantação de mais de 10.000 Barraginhas no noroeste de Minas Gerais e nos sertões do Ceará e do Piauí. Atualmente, coordena o Projeto de Disseminação dessas duas tecnologias sociais, no semiárido e no Sertão do São Francisco, dentro do Programa Desenvolvimento e Cidadania, através do qual já construiu mais de 4.000 Barraginhas e 250 lagos.