Ao continuar a navegar neste website, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Prêmio Fundação Bunge

CELEBRANDO PESSOAS QUE CONSTROEM O CONHECIMENTO

Desde 1955, um dos mais importantes reconhecimentos de mérito científico, literário e artístico do País.

Primeira iniciativa da Fundação Bunge, o Prêmio Fundação Bunge foi criado como forma de incentivo à inovação e à disseminação do conhecimento no Brasil. É concedido anualmente a personalidades de destaque na ciências em duas categorias:

  • Vida e Obra:
    homenagem à obra consolidada de indivíduos que já se tornaram referências em suas áreas.
  • Juventude:
    premiação de jovens talentos com até 35 anos de idade.

Enfatizando o aspecto de reconhecimento pelos pares, os candidatos ao Prêmio Fundação Bunge não se inscrevem para concorrer. A cada ano, eles são indicados espontaneamente por dirigentes de universidades e de algumas das principais entidades científicas do País; a partir das indicações, Comissões Técnicas compostas por especialistas nas áreas de premiação elegem os homenageados.

Imagens

Galeria de Premiados

Filtro de premiados

Selecione uma área de premiação para escolher o tema

137

Ernesto Paterniani

Área:Ciências Agrárias

Tema:Agronegócio

Ano: 2005

Prêmio: Prêmio Fundação Bunge

Síntese:

Engenheiro agrônomo e doutor em agronomia, pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), Paterniani possui uma rica e extensa experiência com pesquisas na área de seleção e melhoramento genético em milho. Desenvolveu metodologias para identificação das melhores fontes de germoplasma de milho (material genético de uso imediato ou com potencial de uso futuro) para o Brasil, utilizados em programas oficiais e privados. Identificou e avaliou as variações de milho e criou variedades empregadas como fonte de linhagens para a obtenção de híbridos comerciais.

Na ESALQ, foi Chefe do Departamento de Genética, Diretor do Instituto de Genética e Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento de Plantas. Também foi consultor da Embrapa, membro da Technical Advisory Committee e é membro fundador e titular da Academia de Ciências do Estado de São Paulo, desde 1965.

138

Alessandra Alves de Souza

Área:Ciências Agrárias

Tema:Agronegócio

Ano: 2005

Prêmio: Prêmio Fundação Bunge Juventude

Síntese:

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), Alessandra é também doutora em Genética e Biologia Molecular, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e mestre em Microbiologia Agrícola, pela Universidade de São Paulo (USP). Desde 1997, atua no laboratório de Biotecnologia do Centro APTA Citros “Silvio Moreira”, do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), na cidade de Cordeirópolis (SP). Ela está à frente de pesquisas que buscam encontrar mecanismos de controle para uma doença muito comum nos laranjais paulistas, a Clorose variegada dos citros (CVC), ou amarelinho, como é popularmente conhecida.

139

Sérgio Machado Rezende

Área:Ciências Exatas e Tecnológicas

Tema:Física

Ano: 2005

Prêmio: Prêmio Fundação Bunge

Síntese:

Formado em Engenharia Eletrônica, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC) e doutor e mestre em física pela Massachusetts Institute of Technology, EUA, Rezende iniciou sua carreira como professor de física da PUC-RJ e como professor Titular do Instituto de Física da Unicamp.

Suas contribuições para o desenvolvimento da ciência no país, principalmente na região nordeste, foram marcantes: implantou o Departamento de Física da Universidade Federal de Pernambuco, hoje instituição referência nacional em Ciências Exatas; participou ativamente da criação da Fundação do Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (FACEPE); 1998 foi Secretário Estadual de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente do Estado de Pernambuco; foi diretor do Centro de Ciências Exatas e da Natureza da Universidade Federal de Pernambuco, entre outras diversas atividades. Em julho de 2005 assumiu o Ministério da Ciência e Tecnologia.

140

Pascoal José Giglio Pagliuso

Área:Ciências Exatas e Tecnológicas

Tema:Física

Ano: 2005

Prêmio: Prêmio Fundação Bunge

Síntese:

O físico Pascoal José Giglio Pagliuso é doutor e mestre em física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Seu trabalho está centrado no desenvolvimento de novos materiais magnéticos e supercondutores. Pascoal participou diretamente da descoberta de uma série de materiais especiais, com destaque para uma família conhecida como “metais tipo férmions pesados supercondutores”, que oferece subsídio de estudo para o desenvolvimento de novos supercondutores metálicos.

Atualmente é professor doutor do Instituto de Física Gleb Wataghin, da Universidade Estadual de Campinas, além de chefe do Grupo de Propriedades Ópticas de Magnéticas dos Sólidos, da mesma instituição.

136

Eliana da Costa Pereira de Menezes

Área:Ciências Humanas e Sociais

Tema:Educação Fundamental

Ano: 2005

Prêmio: Prêmio Fundação Bunge Juventude

Síntese:

Eliana da Costa Pereira de Menezes, é formada em Educação Especial, pela Universidade Federal de Santa Maria (RS), especializada em psicopedagogia e mestre em Educação pela mesma instituição. Tem seus trabalhos centrados na educação inclusiva e no uso da informática como instrumento do processo de ensino e aprendizagem de alunos com necessidades especiais. Participou de diversos projetos de pesquisa na área da inclusão, entre eles A expectativa e a qualidade de vida para portadores de necessidades especiais com idade acima de 45 anos e Informática e Educação inclusiva: articulando uma prática possível.

135

Terezinha Saraiva

Área:Ciências Humanas e Sociais

Tema:Educação Fundamental

Ano: 2005

Prêmio: Prêmio Fundação Bunge

Síntese:

A professora e pedagoga Terezinha Saraiva iniciou sua carreira como professora primária no Morro do Salgueiro, no Rio de Janeiro. Atuou como Secretária Estadual de Educação e Cultura do antigo Estado da Guanabara, como Secretaria Municipal de Educação e Cultura do Rio de Janeiro, na Fundação Nacional do Bem Estar do Menor, no Conselho Federal de Educação, entre outras instituições.

Foi responsável pelas diretrizes metodológicas para a alfabetização de alunos do Mobral, pela criação da política nacional para atendimento à criança e adolescentes abandonados e em situação de risco e pela elaboração dos programas da TVE do Rio de Janeiro Um Salto para o Futuro e Sem Censura, o primeiroresponsável pela reciclagem de mais de 1 milhão de professores de 1ª a 4ª série do ensino fundamental.

142

Adriana Lisboa

Área:Letras

Tema:Romance

Ano: 2005

Prêmio: Prêmio Fundação Bunge Juventude

Síntese:

Formada em música e pós-graduada em Letras, pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) respectivamente, Adriana foi cantora, flautista e professora, até estrear como romancista em 1999, com a publicação de Os Fios da Memória. Desde então publicou outros romances, um livro de contos e um livro infantil - Sinfonia em Branco (2001), Um Beijo de Colombina (2003), Caligrafias (2004) e Língua de Trapos (2005) – e hoje dedica-se exclusivamente à literatura.

Em 2003, conquistou, o Prêmio Literário José Saramago, da Fundação Círculo de Leitores, de Lisboa, Portugal, com o livro Sinfonia em Branco. Foi a primeira mulher e o primeiro autor não português a ganhar o galardão. Além de escrever suas próprias obras, Adriana também é tradutora. Já traduziu entre outros, A jogadora de go (Shan Sa) e o Médico e o Monstro (Robert Louis Stevenson).

141

Lygia Fagundes Telles

Área:Letras

Tema:Romance

Ano: 2005

Prêmio: Prêmio Fundação Bunge

Síntese:

Formada em direito, pela Universidade de São Paulo (USP), Lygia chegou a exercer a profissão como procuradora do Estado de São Paulo, mas pouco tempo depois abandonou a carreira jurídica para se dedicar à literatura. Desde então, não parou mais. É dona de uma vasta obra que vai do conto ao romance. Ciranda de Pedra, Verão no Aquário, As Horas Nuas, Filhos Pródigos, A Estrutura da Bolha de Sabão, Antes do Baile Verde, Invenção e Memória e As meninas são alguns de seus livros. Conquistou diversos prêmios literários como o Guimarães Rosa, Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, Coelho Neto, da Academia Brasileira de Letras e o Prêmio Camões, um dos mais importantes voltado a escritores de língua portuguesa. Desde 1985, ocupa a cadeira número 16, na Academia Brasileira de Letras.