Comunidade Educativa

Projeto Semear Leitores da Fundação Bunge chega à Fábrica de Cultura do Parque Belém, na zona Leste de São Paulo

04 de novembro de 2022
Screenshot 1 (2)

A Fábrica de Cultura Parque Belém, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, geridas pela organização social Catavento Cultural e Educacional, recebe a partir do próximo dia 17de novembro, uma nova página em sua história com a chegada do Programa Semear Leitores. A iniciativa da Fundação Bunge ocupa a biblioteca do complexo histórico que abriga as mais variadas expressões artísticas para incentivar ainda mais a leitura entre jovens e crianças.

De acordo com a diretora-executiva da Fundação Bunge Cláudia Buzzette Calais, instalar mais um espaço do Semear Leitores é multiplicar as perspectivas sociais e cidadania dos frequentadores. “Ampliar o acesso à leitura de qualidade é plantar uma semente nas crianças, despertar nelas o gosto pelos livros, pelas histórias. Esta iniciativa da Fundação Bunge tem o valor da construção de futuro, de contribuir no desenvolvimento das próximas gerações.”

O espaço foi totalmente reformado e será o primeiro do programa voltado para todas as idades. Ganhou nas paredes desenhos lúdicos e coloridos de crianças mergulhadas em livros soltando a imaginação. Do outro lado da sala, palavras-chave despertam consciência, crítica, amor, força, perspectivas e senso de comunidade. Sofás e poltronas moduláveis e sinuosos convidam os pequenos leitores para a exploração.

O teto ganhou projeto de iluminação com círculos futuristas e aconchegantes, modernizando o prédio tombado pelo patrimônio histórico. O prédio, que abrigou o Reformatório das Meninas na década de 1930 e a Fundação Casa e que hoje recebe mais de 200 mil pessoas por ano, torna-se definitivamente um espaço de incentivo à leitura e convivência.

O Projeto Semear Leitores chega à Fábrica de Cultura do Parque Belém com um acervo de 1 mil obras de literatura infantojuvenil e a cada ano um novo kit de livros será incorporado ao acervo. Cada obra é selecionada de forma criteriosa, para que as crianças que utilizam os espaços tenham sempre à disposição livros de qualidade, que alimentem o gosto pela leitura. O acervo já existente na biblioteca, que inclui principalmente obras de Teatro, Circo, Música, Dança, História, Literatura brasileira e estrangeira e Biografias, será mantido.

O Programa Semear Leitores

A Fundação Bunge criou o programa Semear Leitores em 2011 para estimular o contato das crianças com os livros de maneira prazerosa, incentivando, desta forma, a leitura e ampliação do universo cultural dos pequenos. Para isso, realiza parcerias com Secretarias de Educação e Instituições de municípios de 9 estados onde o programa está presente (RS, SC, PR, SP, MG, TO, MT, PA e BA) para implantar espaços lúdicos e acolhedores, projetados especialmente para facilitar o acesso aos livros. Já são 33 espaços de leitura Semear Leitores.

Um acervo inicial de cerca de 1.000 livros é doado para esses espaços, que recebem a cada ano cerca de 15 novos títulos. Além disso, há a formação continuada de mediadores de leitura (profissionais responsáveis por estimular o gosto pelos livros e pela leitura nos espaços) e gestores das escolas e instituições onde o programa está presente.

Fábrica de Cultura

Desenvolvido desde 2007 pelo Governo do Estado, com recursos do BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento e da Secretaria da Cultura, atual Secretaria de Cultura e Economia Criativa, o Programa Fábricas de Cultura objetiva estimular o desenvolvimento integral dos indivíduos e grupos, por meio da valorização e ampliação de universos culturais e de situações de convivência e experimentação artística, bem como incentivar e potencializar a articulação de redes de produção e de circulação cultural.

A Fábrica de Cultura Parque Belém foi inaugurada em junho de 2012 e instalada no Complexo Parque Belém, com 5.500m² de área e conta com um teatro com 277 lugares, totalmente equipado para apresentações, salas de aula, biblioteca e estúdio de som. O prédio onde funciona a Fábrica abrigou o Reformatório das Meninas na década de 1930 e após o incêndio ocorrido em 1990, passou por uma grande reforma, mantendo as características originais, mesclando a antiga alvenaria com a contemporânea.

Hoje, o edifício está estruturado em vários espaços, para receber atividades culturais, tais como dança, teatro, música, circo, xadrez, além de ter salas de múltiplo uso, artes plásticas, facilitando inclusive a criação de outras atividades. Além do edifício para atividades culturais, há também outro espaço, denominado Café Concerto, onde está instalado o teatro, com capacidade para 277 lugares, para apresentações de atividades cênicas, shows e outros espetáculos, aos sábados e domingos.

SERVIÇO:

• Fábrica de Cultura Parque Belém:
  • Endereço: Av. Celso Garcia, 2231 - Belenzinho, São Paulo - SP
  • Horário: terça a domingo das 9h às 17h