Ao continuar a navegar neste website, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Prêmio Fundação Bunge

Prêmio Fundação Bunge divulga contemplados da edição 2023

24 de julho de 2023
Premiofb Site

Cerimônia de entrega ocorrerá em setembro, na capital paulista. Edição deste ano teve número recorde de indicações

O Prêmio Fundação Bunge, um dos mais importantes reconhecimentos de méritos científico, literário e artístico do País, anuncia os contemplados em sua 67ª edição. Adalberto Luis Val, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), será agraciado na categoria Vida e Obra no tema Soluções baseadas na natureza para agricultura sustentável e inclusiva, por seus trabalhos em bioindicadores para a qualidade ambiental, peixes e seus ambientes, uso sustentável de recursos naturais e ecotoxicologia. O professor da Universidade Estadual Paulista (UNESP - Dracena), Fernando Shintate Galindo, será o agraciado na categoria Juventude, com pesquisadores de até 35 anos, por ter desenvolvido estudos em manejo sustentável de nutrientes e fitotecnia de culturas de interesse econômico, fertilizantes e adubação.

No tema Conhecimentos e estratégias contra a fome, Lissandra Amorim Santos, pesquisadora do Centro Internacional de Equidade em Saúde (International Center of Equity in Health - ICEH) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), receberá o prêmio na categoria Juventude, por suas pesquisas em desigualdades de gênero em nutrição e saúde, desigualdades raciais, saúde global, saúde pública, saúde da mulher, e nutrição materno-infantil.

Prêmio Fundação Bunge teve recorde de indicados

Neste ano, o Prêmio Fundação Bunge contou com um número recorde de indicados. Ao todo, 120 pesquisadores foram recomendados por instituições públicas e privadas de ciência no país para serem homenageados, um aumento de 54% em relação a 2022, quando o Prêmio recebeu 78 indicações.

Eles foram avaliados por comissões técnicas formadas por especialistas em ciências agrárias e ciências humanas e sociais, áreas contempladas pela edição 2023 do Prêmio.

Os contemplados receberão medalha de ouro e premiação em dinheiro. A cerimônia de entrega do prêmio ocorrerá em setembro, na capital paulista.

“É uma grande alegria para nós homenagear cientistas que desenvolvem pesquisas de excelência em nosso país. O Prêmio Fundação Bunge visa incentivar a ciência nacional e de certa forma inspirar futuros pesquisadores. Só teremos um país desenvolvido se incentivarmos a ciência, a pesquisa e a inovação”, afirma Cláudia Buzzette Calais, diretora-executiva da Fundação Bunge.

Conheça cada um dos contemplados

Vida e Obra

Adalberto Luis Val

Biólogo, com pós-doutorado na Universidade da Columbia Britânica, Canadá, estuda adaptações biológicas às mudanças ambientais, tanto aquelas de origem natural como aquelas causadas pelo homem, em ambientes naturais e de criação (aquicultura). No INPA-MCTI desde 1981, envolveu-se com análises das necessidades da Amazônia relacionadas a educação, ciência e tecnologia. Como membro de sociedades científicas nacionais e estrangeiras, organizou mais de duas dezenas de eventos no Brasil e no exterior. Publicou mais de 210 trabalhos inéditos em periódicos nacionais e estrangeiros, mais de 20 capítulos de livros e livros; entre estes, Fishes of the Amazon and their Environment pela Springer Verlag e The Physiology of Tropical Fishes pela Academic Press (2006). Tem apoio financeiro de agências brasileiras (CNPq, CAPES e FAPEAM) e estrangeiras (International Copper Association e The Leverhulme Trust) e atualmente coordena o INCT ADAPTA. Orientou mais de 120 estudantes em nível de iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Recebeu a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico em 2002 e o Prêmio Excelência da American Fisheries Society em 2004. Em 2005 foi eleito membro titular da Academia Brasileira de Ciências e atuou como seu vice-presidente para a Região Norte de 2007 a 2012 e de 2019 em diante. Foi diretor geral do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia de 2006 a 2014. Em 2008 recebeu a Grande Ordem do Mérito Legislativo do Estado do Amazonas e em 2013 foi admitido na classe Grã-cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico. Em 2015 recebeu o título de cidadão do Amazonas. Em 2016 recebeu a honrosa homenagem Anísio Teixeira da CAPES/MEC. Em 2017 foi credenciado como professor adjunto da Escola de Pós-graduação da Universidade de Laval, Quebec, Canadá. Em novembro de 2021 foi eleito membro de pleno direito da Academia Mundial de Ciências (TWAS).

 

Juventude

Fernando Shintate Galindo

Professor Assistente Doutor (RDIDP MS 3.1) junto ao departamento de Produção Vegetal da Faculdade de Ciências Agrárias e Tecnológicas (FCAT) - Universidade Estadual Paulista UNESP. Pós-doutorado no Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA), Universidade de São Paulo (USP). Doutor em Agronomia - Sistemas de Produção pela Faculdade de Engenharia campus de Ilha Solteira da Universidade Estadual Paulista UNESP, com período sanduíche em Southwest and Outreach Center Research (SWROC), College of Food, Agricultural and Natural Resource Sciences (CFANS) - University of Minnesota (UM). Mestre em Agronomia: Sistemas de Produção, na linha de pesquisa Manejo e conservação do solo e água pela Faculdade de Engenharia campus de Ilha Solteira da Universidade Estadual Paulista UNESP, Especialista em Solos e Nutrição de Plantas pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Universidade de São Paulo USP, Master of Business Administration - MBA em agronegócios pela Escola Superior de Agricultura - Universidade de São Paulo USP, Engenheiro Agrônomo pela Faculdade de Engenharia campus de Ilha Solteira da Universidade Estadual Paulista UNESP. Foi professor na Associação de Ensino e Cultura de Mato Grosso do Sul (AEMS) - Faculdades Integradas de Três Lagoas - MS nas disciplinas de Adubos e adubação, Manejo e conservação do solo, Gênese e Classificação do solo, Bromatologia, Olericultura e Fitopatologia Aplicada de 2016 a 2018. Tem experiência em manejo sustentável de nutrientes e fitotecnia de culturas de interesse econômico, fertilizantes e adubação, com ênfase nos seguintes temas: Agricultura sustentável, adubação nitrogenada em grandes culturas, Azospirillum brasilense e bactérias promotoras de crescimento de plantas, cereais e leguminosas, forragicultura e pastagens e recuperação de áreas degradadas. Estudos baseados na grande área de agronomia, sustentabilidade, nutrição de plantas e fertilidade do solo aplicado à sistemas de produção agrícola em grandes culturas.

Lissandra Amorim Santos

Pesquisadora do Centro Internacional de Equidade em Saúde (International Center of Equity in Health - ICEH) (UFPel). Doutora em Ciências Nutricionais, linha Epidemiologia Nutricional, pelo Instituto de Nutrição Josué de Castro/ Universidade Federal do Rio de Janeiro (INJC/UFRJ) (bolsista CAPES) com DOUTORADO SANDUÍCHE na Universidade de Yale (2021-2022) pelo CAPES PRINT - PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INTERNACIONALIZAÇÃO, financiado pela CAPES (Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). É membro da Rede Latino-Americana Interdisciplinar de Gênero (LAIGN / Yale MacMillan Center), subgrupo de Gênero, Economia, Pobreza e Saúde. Mestre em Alimentos, Nutrição e Saúde pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) (2015). Especialista em Nutrição Clínica sob a forma de Residência pela Universidade Federal da Bahia/ Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (UFBA/SESAB) (2013), tendo atuado como nutricionista, prestando assistência nutricional aos pacientes internados nos hospitais da rede pública credenciados à SESAB. Graduada em Nutrição pela Universidade Federal da Bahia (2010). Atuou como nutricionista em consultório, realizou consultorias em escolas/comunidades. Também atuou como docente na Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC - SSA) e docente por tempo determinado na Escola de Nutrição da UFBA (2016-2017). Atua principalmente nos seguintes temas: desigualdades de gênero em nutrição e saúde, desigualdades raciais, saúde global, saúde pública, saúde da mulher, e nutrição materno-infantil.

Notícias relacionadas