Ao continuar a navegar neste website, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Dia Mundial da Infância: Fundação Bunge destaca ações voltadas ao desenvolvimento infantil

18 de março de 2021

Desde 2011, o programa Semear Leitores visa estimular o hábito da leitura de maneira prazerosa e, durante a pandemia, tem promovido uma rede de leitura on-line

Espaço Semear Leitores, no Museu da Imigração, em São Paulo, inaugurada em novembro de 2019

São Paulo, 18 de março de 2021–  Neste Dia Mundial da Infância, comemorado no domingo, 21/3, a Fundação Bunge destaca o seu programa Semear Leitores que, desde 2011, promove a leitura e estimula uma maior conscientização da sociedade sobre a relevância do contato com a leitura desde a Primeira Infância. 

“A leitura é um hábito que se cria com exemplos no dia a dia, mas são necessárias políticas públicas de incentivo, com ofertas de livros e espaços públicos destinados a esse fim”, explica Claudia Buzzette Calais, diretora-executiva da Fundação Bunge. Além de promover melhorias na concentração e memória, a leitura estimula a imaginação, criatividade e a empatia.

Há 10 anos, a instituição promove o contato das crianças com os livros de maneira prazerosa, apostando na oferta de acervos e espaços acolhedores e lúdicos, projetados especialmente para facilitar o acesso aos livros, espalhados em 21 municípios, em 9 estados. A Fundação também promove a formação e acompanhamento dos mediadores de leitura, profissionais que são responsáveis pelas atividades dentro dos 32 espaços Semear Leitores. 

Durante a pandemia, o programa, bem como as demais iniciativas da entidade, deu continuidade às atividades, mas adaptadas para formato à distância. Desde abril de 2020, foram promovidas 11 lives com contadores de histórias de diversas regiões do país, contabilizando mais de 28 mil visualizações. No total, 104 mil pessoas foram alcançadas com o Semear Leitores durante todo o ano de 2020. A expectativa é que, para este ano, as atividades on-line de estímulo à leitura se mantenham até a