Ao continuar a navegar neste website, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

104 anos da morte de Oswaldo Cruz

08 de fevereiro de 2021

Médico e cientista foi pioneiro no estudo das moléstias tropicais e da medicina experimental no Brasil

Moinho Fluminense, palco principal da Revolta da Vacina, em 1904. (Crédito: acervo Centro de Memória Bunge)

São Paulo, 8 de fevereiro de 2021 - Na quinta-feira, 11 de fevereiro, completam-se 104 anos desde o falecimento de Oswaldo Cruz, pioneiro no estudo das moléstias tropicais e da medicina experimental no Brasil. O médico e cientista especializou-se como bacteriologista, epidemiologista e sanitarista. No Rio de Janeiro, foi responsával por uma campanha sanitária de combate às principais doenças na, até então, capital federal do Brasil: a varíola, a peste bubônica e a febre amarela. Na época, o Rio de Janeiro sofria com sérios problemas de saúde da população.

Em 1904, com o recrudescimento dos surtos de varíola, o sanitarista tentou promover a vacinação em massa da população, mas uma forte manifestação contra a Lei da Vacinação Obrigatória e também contra os serviços públicos prestados na época culminou na chamada Revolta da Vacina.

O estopim da revolta foi a publicação de um projeto de regulamentação da aplicação da vacina obrigatória no jornal A Notícia. O projeto exigia comprovantes de vacinação para a realização de matrículas nas escolas, para obtenção de empregos, viagens, hospedagens e casamentos.

Caso a determinação de vacinação obrigatória não fosse atendida, o cidadão estaria sujeito a multa. Quando a notícia vazou pela imprensa, a revolta da população foi ainda maior, o que provocou uma série de manifestações com conflitos generalizados por volta de uma semana. 

O palco principal das manifestações na cidade foi o Moinho Fluminense, na época sob o comando da Bunge, e primeira fábrica de moagem de trigo no País. Embora a vacinação obrigatória tenha sido o deflagador da revolta, logo os protestos passaram a se dirigir aos serviços públicos em geral e aos representantes do governo, em especial contra as forças repressivas.

Em 16 de novembro foi, enfim, proclamado o Estado de Sítio e o cancelamento da vacinação obrigatória. Logo após, a Lei da Vacina Obrigatória foi modificada e a utilização da vacina tornou-se opcional.

Após o acontecimento, mais precisamente a partir dos anos 1970, a utilização de vasto material informativo, como cartazes, folhetos e manuais; a adesão de celebridades às campanhas em TV e rádio; a criação dos Dias Nacionais de Vacinação e do personagem Zé Gotinha, foram formas encontradas pelo País de promover a vacinação e erradicar a varíola e a poliomielite, além de controlar doenças como febre amarela, sarampo e rubéola.