Ao continuar a navegar neste website, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Prêmio Fundação Bunge

Conheça os pesquisadores premiados no Prêmio Fundação Bunge 2024

24 de setembro de 2024
Premiofb Site

Inspirado no Nobel, premiação agraciou cientistas com trabalhos relevantes em conectividade e rastreabilidade na área de Ciências Agrárias e Aplicadas

Este ano, os pesquisadores brasileiros que receberam o Prêmio Fundação Bunge, um dos mais importantes reconhecimentos de mérito científico do país, já foram: Durval Dourado Neto, Professor Titular da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) foi agraciado na categoria Vida e Obra no tema “Desenvolvimento e uso de tecnologias e conectividade acessíveis para a sustentabilidade no campo”. A pesquisadora Larissa Pereira Ribeiro Teodoro, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, foi contemplada na categoria Juventude, com pesquisadores de até 35 anos.

No tema “Rastreabilidade na produção de alimentos: segurança alimentar, capacitação e redução de assimetrias regionais”Elisabete Aparecida De Nadai Fernandes, Professora da Universidade de São Paulo, responsável pelo Laboratório de Radioisótopos do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA/USP), foi agraciada na categoria Vida e Obra. Hiago Henrique Rocha Zanetoni, professor da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), recebeu o prêmio na categoria Juventude.

A cerimônia de entrega do Prêmio Fundação Bunge foi realizada em 26 setembro, na capital paulista e os dois cientistas agraciados na categoria Vida e Obra receberam o prêmio no valor bruto de R$ 200 mil. Já os dois premiados na categoria Juventude receberão R$ 80 mil.

Entenda como funciona o Prêmio Fundação Bunge

O Prêmio Fundação Bunge foi criado em 1955, tendo o Nobel como inspiração, e, ao longo desses anos, já homenageou mais de 200 personalidades brasileiras, lançando luz sobre a importância da ciência nacional e a necessidade de investimentos constantes nessa área.

Ele tem como premissa que as indicações dos nomes dos cientistas sejam feitas por representantes das principais universidades e entidades científicas do país. Os currículos recebidos são avaliados por comissões técnicas independentes formadas por especialistas.

Mais de 200 personalidades brasileiras já foram agraciadas com o Prêmio Fundação Bunge. Entre eles estão Mariangela Hungria, Adalberto Luis Val, Silvio Crestana, Niro Higuchi, Erico Veríssimo, Hilda Hilst, Jorge Amado, Lygia Fagundes Telles, Manuel Bandeira, Rachel de Queiroz, Oscar Niemeyer, Carlos Chagas Filho, Gilberto Freyre, Paulo Freire, Celso Lafer e Fernando Abrucio.

Notícias relacionadas