Ao continuar a navegar neste website, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Prêmio Fundação Bunge 2023

Em 2023, o Prêmio Fundação Bunge, um dos mais importantes reconhecimentos de mérito científico, literário e artístico do País, chega a sua 67ª edição e homenageará profissionais com trabalhos relacionados aos temas Soluções baseadas na natureza para agricultura sustentável e inclusiva, na área Ciências Agrárias, e Conhecimentos e estratégias contra a fome, na área Ciências Humanas e Sociais.

Conheça mais sobre os temas do ano:


Como funciona o Prêmio

Escolha dos ramos de premiação

O Prêmio Fundação Bunge contempla seis áreas do conhecimento humano: Ciências Biológicas, Ecológicas e da Saúde; Ciências Exatas e Tecnológicas; Ciências Agrárias; Ciências Humanas e Sociais; Letras e Artes. A área de Ciências Agrárias é fixa, sendo contemplada todos os anos. As demais seguem um sistema de rodízio. O Conselho da Fundação Bunge seleciona os ramos dentro da área definida.

Indicação e seleção dos homenageados

Os candidatos ao Prêmio são indicados por representantes das principais universidades e entidades científicas do país por meio de solicitação enviada pela Fundação Bunge. As indicações acontecem até 30 de maio de 2023.

Se você é representante de uma das universidades ou instituições científica que fará indicações em 2023, acesse aqui a área de indicações com login e senha enviados pela Fundação Bunge.

A partir das indicações, Comissões Técnicas, compostas por especialistas nas áreas de premiação, elegem, em julho, os homenageados nas categorias Vida e Obra e Juventude.

Serão contempladas duas personalidades pelo conjunto de seus trabalhos (categoria Vida e Obra) e dois jovens talentos de até 35 anos que se destacam em seus campos de atuação (categoria Juventude). Em novembro, os agraciados receberão, em cerimônia a ser realizada em São Paulo, reconhecimento público, medalha de ouro e quantia de R$200 mil para a categoria Vida e Obra e medalha de prata e R$ 80 mil para a categoria Juventude.

A Fundação Bunge conduz com extremo rigor o processo de escolha dos ramos de atividade e dos homenageados.

Regulamento do Prêmio Fundação Bunge

Saiba quem já foi premiado