Ao continuar a navegar neste website, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Centro de Memória Bunge

Direitos Humanos é tema das Jornadas Culturais 2022 da Fundação Bunge

20 de junho de 2022
AF Jornadacultural2022 Youtubethumbnail 01

Promovidas pelo Centro de Memória Bunge desde 2004, neste ano, serão quatro eventos gratuitos e abertos ao público

O Centro de Memória Bunge promove, no dia 22/06, às 10h, o primeiro, de quatro eventos, das Jornadas Culturais 2022, que este ano terão como tema central os Direitos Humanos. Para falar sobre “Atuação em redes e parceria - Soluções para ampliar ações em instituições que trabalham com memória", o encontro virtual terá participação de Marcos Terra, diretor-executivo do Museu da Pessoa, acervo virtual e colaborativo, aberto a toda e qualquer pessoa que queira registrar e compartilhar sua história de vida; e Rosa Richter Diaz, gerente de projetos do Atados, plataforma social que conecta pessoas e organizações, facilitando o engajamento nas mais diversas possibilidades de voluntariado; com mediação de Viviane Morais, historiadora do Centro de Memória Bunge.

“Os Direitos Humanos incluem também o direito às liberdades, liberdade de opinião e expressão, liberdade artística. E o trabalho em rede de instituições culturais, aliado ao investimento nos indivíduos como agente de transformação, é fundamental para a construção de uma cultura colaborativa, de manutenção desses espaços”, ressalta Claudia Buzzette Calais, diretora-executiva da Fundação Bunge. Para a executiva, trazer a experiência do voluntariado e do trabalho em rede para o primeiro encontro é extremamente relevante para apoiar instituições culturais nos desafios que enfrentam diariamente para permanecerem atuantes em suas comunidades.

Iniciadas em 2004, as Jornadas Culturais são palestras e oficinas gratuitas sobre preservação, conservação e divulgação de acervos históricos e culturais. Nestes 18 anos, foram quase 100 eventos gratuitos, que reuniram mais de 7 mil pessoas, ministrados por especialistas com ampla atuação em suas áreas, contribuindo na formação de profissionais e no desenvolvimento das instituições de memória.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no link:  Jornadas Culturais - Evento 1 (airtable.com)

Serviço das Jornadas Culturais 2022:

Evento 1 - Atuação em redes e parceria – Soluções para ampliar ações em instituições que trabalham com memória

Data: 22/06

Hora: 10h às 12h

Link de Inscrição: Jornadas Culturais - Evento 1 (airtable.com)      

Palestrantes:

Marcos Terra - Museu da Pessoa

Diretor executivo do Museu da Pessoa, é formado em Relações Públicas e Mestre em Comunicação com especializações nas áreas de Gestão Cultural, Gestão Pública e de Projetos Sociais. Atua no Museu da Pessoa desde 2015, tendo sido responsável por criar a área específica de Gestão de Projetos na organização e atualmente está à frente na gestão executiva do projeto "Estruturante" do Museu da Pessoa.

Rosa Richter Diaz - Atados

Gerente de projetos do Atados, onde atua desde 2015. É bolsista de Iniciação Científica no curso "Culturas e Resistências na Cidade" - GPCHU / PROURB – FAU, onde participa de pesquisa sobre ações e equipamentos culturais em espaços periféricos da cidade (teatros, museus, cinemas, grupos artísticos).

Mediação

Viviane Lima de Morais – Fundação Bunge

Historiadora pela Universidade Federal do Ceará, doutora em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Viviane é responsável pelas ações Internas e Pesquisas no Centro de Memória Bunge.