Ao continuar a navegar neste website, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Centro de Memória Bunge

Inscreva-se nas Jornadas Culturais

20 de julho de 2022
AF Jornadacultural2022 Pecasite 1110X360

Promovidas pelo Centro de Memória Bunge desde 2004, neste ano, serão quatro eventos gratuitos e abertos ao público

O Centro de Memória Bunge promove as Jornadas Culturais 2022 com o tema central os Direitos Humanos. São quatro eventos (dois online e dois presenciais) em parceria com as instituições Museu da Pessoa, Associação Brasileira de Memória Empresarial (ABME), Museu da Imigração e Museu do Café.

O primeiro evento online abordou A atuação em redes e parcerias - soluções para ampliar ações em instituições que trabalham com memória e foi realizado em parceria com o Museu da Pessoa e com a participação da organização Atados.

O segundo encontro foi sobre A diversidade como um caminho para a inovação - Uma abordagem histórica, uma reflexão sobre o agora, um olhar para o futurocom a participação de Janaína Gama, consultora e head de Educação Corporativa da Mais Diversidade da Mais Diversidade; e Gabriela Blanchet, presidente do Instituto Brasileiro de Direito e Ética Empresarial (IBDEE); e mediação de Silvia Pedrosa, jornalista responsável pelo desenvolvimento institucional da Associação Brasileira de Memória Empresarial (ABME).

O terceiro, foi presencial e abordou o Patrimônios do Migrar no Brasil: História e Novas Perspectivas, no Museu da Imogração

Em outubro, será promovido mais um encontro presencial no Museu do Café em Santos. Confira a programação completa e faça sua inscrição.

Serviço das Jornadas Culturais 2022

COLÓQUIO PATRIMÔNIO E PAISAGEM DO CAFÉ E JORNADAS CULTURAIS

Data: 20/10, das 14h às 19h

Local: Museu do Café

Endereço: R. XV de Novembro, 95, Centro Histórico, Santos (SP)

Inscrição: https://airtable.com/shrUcVbDBKfcyOKDC

Mesa 1 -Histórias Regionais e Memórias Afetivas: os patrimônios alimentares na cidade de Santos

Palestrantes:

Cláudia Leonor Oliveira é graduada em História (FFLCH/USP/1992) e mestre em Ciências da Comunicação (ECA/USP/2002). Atualmente é bolsista em nível de Doutorado na Universidade Lusófona do Porto (Portugal). É sócia-fundadora do Museu da Pessoa, instituição na qual coordenou diversos projetos de pesquisa histórica, comunicação corporativa e formação de professores. Desde 2004 é membro do Centro Internacional de Pesquisa Atopos (ECA/USP) e desde 2019 é vice coordenadora do Grupo de Estudos Pítia (USP), campus Ribeirão Preto. É professora de do curso de História da UniSagrado/Bauru e escreveu, em parceria com Juleunice Machado, o livro "Momentos e Memórias: Velhas Fazendas nas cercanias do Médio Tietê". 

José Esteves Evagelidis possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). É mestre em Educação pelo Programa de Mestrado em Educação da Universidade Católica de Santos (UniSantos), na linha de pesquisa “Instituições Educacionais, História, Política e Processos de Gestão”. Sua dissertação de Mestrado deu origem ao livro eletrônico “O Colégio Canadá nos Arquivos do DEOPS/SP”, disponível no site da Fundação Arquivo e Memória de Santos. Foi coordenador de Cinema, Fotografia, Vídeo e Publicações da Secretaria de Cultura de Santos, sendo responsável por eventos como a Mostra “Arrows of Desire” (o melhor da produção britânica de curtas-metragens), em parceria com o British Council, UNISANTOS, SESC e Cultura Inglesa. Atualmente trabalha na Fundação Arquivo e Memória de Santos, como coordenador do Programa Memória-História Oral, e é doutorando em Ciências da Comunicação na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

Pietro Marchesini Amorim é especialista em História, Sociedade e Cultura pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2013) e licenciado em História pela Universidade Católica de Santos (2007). Trabalha no Museu do Café como pesquisador desde 2009, atuando principalmente no Programa de História Oral, projetos de mapeamento de referências, pesquisa e curadoria de exposições e outras ações de extroversão.

Mediadora

Viviane Morais é historiadora graduada pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestre e doutora em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É responsável pela Gestão de Ações Internas e Pesquisas Históricas do Centro de Memória Bunge, na Fundação Bunge, entidade social que desenvolve projetos nas áreas socioambiental, incentivo à excelência e ao conhecimento sustentável e preservação da memória.

Mesa 2 - Café, porto e cidade: patrimônios da memória urbana

Palestrantes

Cezar Honorato é professor Titular em História Econômica e Social do Instituto de História da UFF, possui doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo (1994), onde defendeu a tese intitulada “O Polvo e o Porto: A montagem do Complexo Portuário Capitalista em Santos”. Atualmente é líder do Grupo de Pesquisa “O Brasil e o mundo atlântico: portos, negócios e cidades”, coordenador adjunto do Projeto Internacional Empresas, Puertos Y Ciudades (Espanha, Cuba e Brasil) e membro do Grupo de Pesquisa Polis Laboratório de História Econômico-Social - Fórum do Rio de Janeiro. É presidente do Observatório Urbano Estado do Rio de Janeiro, consultor internacional - Habitat Organização das Nações Unidas Escritório Regional Para América Latina e PNUD, e professor visitante da Universidade Federal do Amazonas.

Victor Hugo Mori é arquiteto e foi Superintendente Regional do IPHAN em São Paulo. Conselheiro do CONPRESP e CONDEPASA, diretor técnico do CONDEPHAAT e coordenador de Patrimônio Histórico do IAB-SP. É conselheiro do CONDEPHAAT e do Centro Internacional de Conservação do Patrimônio e membro do ICOMOS. Organizador do livro “Patrimônio: atualizando o debate” e coautor dos livros “Patrimônio: 70 anos em São Paulo” e “Arquitetura Militar, um panorama histórico a partir do Porto de Santos. É ainda autor de inúmeros projetos de arquitetura e restauro desde 1975

Bruno Bortoloto do Carmo é doutor em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Desde 2011, atua como pesquisador do Museu do Café.

Mediador

André Munhoz de Argollo Ferrão é Professor do Departamento de Recursos Hídricos da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Unicamp. Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-USP e mestre em Engenharia Agrícola pela Feagri-Unicamp, além de engenheiro civil, arquiteto e urbanista. É professor do Programa de Pós-graduação em Ensino e História de Ciências da Terra do Instituto de Geociências da Unicamp. É também coordenador do Centro de Estudos e Pesquisas em Desastres, Ceped-Unicamp, pesquisador do Cepagri-Unicamp e coordenador do Projeto Arquitetura do Café.

Notícias relacionadas