Ao continuar a navegar neste website, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Comunidade Integrada

Curso gratuito de formação de jovens em panificação, confeitaria e culinária está com inscrições abertas

24 de junho de 2024
230215 Bunge Site 1100X360 2

Moradores das periferias de São Paulo (SP), Recife (PE) e Duque de Caxias (RJ) podem se inscrever até 04 de julho; participantes saem do curso com emprego garantido

Estão abertas as inscrições para a turma do segundo semestre do projeto De Grão em Pão, nas cidades de São Paulo (SP), Recife (PE) e Duque de Caxias (RJ). Jovens de 18 a 29 anos, moradores da periferia desses municípios, poderão se inscrever para participar da formação gratuita em panificação, confeitaria e culinária até 04 de julho. Os selecionados receberão bolsa-auxílio e, após a formatura, serão convidados a trabalhar em padarias próximas às suas residências, com carteira assinada. As inscrições devem ser feitas no site da Fundação Bunge: https://fundacaobunge.org.br/ 

Serão selecionados 45 alunos para participar do projeto, 15 para cada localidade. Não há necessidade de experiência prévia, mas sim aptidão para área e interesse em trabalhar em padarias. O resultado do processo seletivo será divulgado em 30 de julho também no site da Fundação. 

“O Brasil conta com mais de 295 mil padarias, um número que cresce a cada ano. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip), há um gargalo de 140 mil profissionais para trabalhar nesses estabelecimentos, principalmente para atuar nas áreas de produção como padeiro, salgadeiro e confeiteiro.  É por isso que criamos o De Grão em Pão. Queremos oferecer qualificação profissional para um setor carente de mão de obra e ao mesmo tempo incluir jovens no mercado de trabalho”, afirma Cláudia Buzzette Calais, diretora-executiva da Fundação Bunge.

Segundo dados do primeiro trimestre de 2024 da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua do IBGE, o nível de desocupação dos jovens de 18 a 24 anos no Brasil foi de 16,8%, mais do que o dobro da média nacional, que ficou em 7,9%. Em números absolutos, são 2,5 milhões de jovens de 18 a 24 anos desocupados no país.

Orientação socioemocional

Outro ponto importante do projeto é que os alunos recebem orientação socioemocional ao longo do curso e após a formação. Os jovens aprendem como preparar currículo, como se comportar no ambiente de trabalho e recebem acompanhamento de carreira profissional com mentoria da Fundação Bunge.

“Isso é muito importante. Muitos desses jovens estão começando sua trajetória profissional, sendo esse o primeiro emprego deles. É por isso que fazemos esse acompanhamento, com mentoria especializada, para ajudá-los nesse momento e prepará-los para oportunidades futuras”, explica Cláudia.

O projeto tem duração de dez meses e terá etapas de seleção; preparação socioemocional; qualificação profissional; contato com o mercado de panificação e confeitaria; formatura; encaminhamento para o mercado de trabalho; e acompanhamento de carreira profissional com mentoria da Fundação Bunge. 

São parceiros do De Grão em Pão: Academia Bunge, a Harald Chocolates, Fundação Wadhwani, Sindicato dos Industriais de Panificação e Confeitaria de São Paulo (Sampapão), Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Estado de Pernambuco, Associação dos Industriais de Panificação de Pernambuco e Sindicato das Indústrias de Alimentos e Bebidas da Baixada Fluminense (Simapan).

SERVIÇO

Inscrições para o processo seletivo do De Grão em Pão

São Paulo (SP): https://forms.office.com/e/yDn525CRxr?origin=lprLink

Duque de Caxias (RJ): https://forms.office.com/e/jQE4GkETWV?origin=lprLink

Recife (PE): https://forms.office.com/e/84GLSjzukj?origin=lprLink

Notícias relacionadas