Ao continuar a navegar neste website, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Dia do Leitor: Fundação Bunge destaca ações de incentivo à leitura durante a pandemia

01 de maio de 2021

Desde 2011, o Semear Leitores visa estimular o hábito da leitura de maneira prazerosa e, durante a pandemia, o programa tem promovido uma rede de leitura on-line

Sala Semear Leitores, no Museu da Imigração, em São Paulo, inaugurada em novembro de 2019

São Paulo, 5 de janeiro de 2021 –  Segundo a última pesquisa desenvolvida pelo Instituto Pró-Livro, em 2016, o brasileiro lê, em média, 2,43 livros por ano. Embora o índice nacional seja baixo se comparado a alguns países orientais, como a Índia e a China, nações que mais leem no mundo, iniciativas de diversas organizações do País têm fomentado o hábito, estimulando especialmente as crianças.

É o caso da Fundação Bunge, entidade social da Bunge no Brasil. Por meio do programa Semear Leitores, desde 2011, a instituição promove o contato das crianças com os livros de maneira prazerosa. Para isso, em parceria com poder público ou empresas parceiras, aposta na oferta de acervos e espaços acolhedores e lúdicos, projetados especialmente para facilitar o acesso aos livros. Ela também é responsável pela formação e acompanhamento dos mediadores de leitura, profissionais que são responsáveis pelas atividades dentro dos espaços. 

Em 2019, por exemplo, inaugurou o Espaço de Leitura Semear Leitores do Museu da Imigração do Estado de São Paulo, na Mooca. A sala foi especialmente projetada para atender às necessidades das crianças, com estantes baixas para facilitar o acesso aos livros, pufs, tatame e elementos que remetem ao tema da imigração, como um trem e um navio onde as crianças podem se sentar para ler os livros. O espaço conta com cerca de mil livros, além de adereços que contribuem para as atividades realizadas no local, como as contações de histórias.

Durante a pandemia, o programa, bem como as demais iniciativas da entidade, continua com suas atividades, mas adaptadas para formato à distância. Desde abril de 2020, foram promovidas 11 lives com contadores de histórias de diversas regiões do país, contabilizando mais de 28 mil visualizações. Somadas às transmissões, também foram feitas diversas mediações de leituras de 23 livros durante o ano anterior – sobre representatividade negra; diversidade ambiental; tradição da oralidade; composição familiar – totalmente de forma on-line, para crianças de instituições atendidas pelo programa. Em resposta ao trabalho, mais de 680 arquivos, entre vídeos, áudios, imagens e textos, foram recebidos com as devolutivas das crianças. No total, 104 mil pessoas foram alcançadas com o Semear Leitores durante todo o ano de 2020. A expectativa é que para 2021, as atividades on-line de estímulo à leitura se mantenham até a imunização da população.