Ao continuar a navegar neste website, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Centro de Memória Bunge e Associação Brasileira de Memória Empresarial promovem segunda Jornada Cultural do ano

17 de maio de 2021

Encontro on-line e gratuito acontecerá no dia 11 de junho como parte da 5ª Semana Nacional de Arquivos

Há 17 anos, o Centro de Memória Bunge, mantido pela Fundação Bunge, realiza as Jornadas Culturais, uma série de atividades – como oficinas, workshops, palestras e vivências práticas – gratuitas dedicadas à preservação da memória. O segundo evento de 2021 será realizado no dia 11 de junho com o tema “Patrimônio: índices de Memória e marcas esquecidas”, abordando a construção de identidades individuais e coletivas e a relação entre memória e esquecimento. A transmissão será feita via página do Youtube da Fundação Bunge (www.youtube.com/user/bungefoundation), com emissão de certificados para os participantes.

Para debater o assunto, Marilúcia Bottallo, especialista em Gestão de Documentos e Preservação no Arquivo Nacional e Presidente da Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos do Conselho Nacional de Arquivos, será a convidada da vez, com a mediação a cargo de Silvia Pedrosa, jornalista e bacharel em História, responsável pela área de Desenvolvimento Institucional da ABME – Associação Brasileira de Memória Empresarial.

Neste ano, em parceria com a Associação Brasileira de Memória Empresarial (ABME), as Jornadas Culturais trazem a preservação da memória coletiva e institucional e o papel dos acervos institucionais frente aos desafios de reconfiguração como temática. Os próximos dois encontros, marcados para agosto e setembro, abordarão “Acervos físicos: uso, fruição e dimensões na era digital” e “Gestão em Arquivos e responsabilidades socioambientais das Instituições”, completando a série de quatro eventos neste ano.

O Centro de Memória Bunge já promoveu, por meio das Jornadas Culturais, mais de 90 eventos gratuitos, ministrados por especialistas com ampla experiência em suas áreas de atuação em espaços culturais de diversas regiões do País, cumprindo um importante papel na formação de profissionais e no desenvolvimento das instituições de memória.

Serviço:
Jornadas Culturais
Tema: Patrimônio: índices de Memória e marcas esquecidas
Data: 11/06
Horário: das 10h às 12h
Transmissão: https://www.youtube.com/user/bungefoundation

Palestrante:
Marilúcia Bottallo - Especialista em Gestão de Documentos e Preservação no Arquivo Nacional. Presidente da Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos do Conselho Nacional de Arquivos.

Mediação:
Silvia Pedrosa - Jornalista e bacharel em História. Responsável de Desenvolvimento Institucional da ABME – Associação Brasileira de Memória Empresarial.

Sobre a Associação Brasileira de Memória Empresarial (ABME):
Nascida em 2018 depois de oito anos funcionando como rede, a ABME hoje agrupa sete empresas associadas que mantêm um trabalho de preservação da história institucional. A missão da associação é fortalecer as políticas e as práticas de memória empresarial no país e contribuir para o reconhecimento de seu valor estratégico na gestão e como patrimônio da sociedade e da cultura brasileira.

Contribuir com a produção e disseminação do conhecimento relacionado à memória empresarial e apoiar e promover a formação de profissionais para atuar em centros de memória são as principais frentes de trabalho da ABME.

Sobre o Centro de Memória Bunge:
O Centro de Memória Bunge foi criado em 1994 e desde então é um dos projetos da Fundação Bunge. Referência na área de preservação da memória empresarial, o local tem como objetivo a guarda e preservação de documentação histórica, a disseminação do conhecimento e a utilização de seu acervo como um instrumento estratégico de gestão. Para facilitar o acesso ao público e compartilhar com a sociedade o aprendizado construído, conta com atividades gratuitas como Atendimento a Pesquisas, Exposições Temáticas, Visitas Técnicas e Benchmarking. Além disso, promove as Jornadas Culturais, série de palestras e oficinas gratuitas com objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação de acervos históricos e patrimoniais.

Sobre a Fundação Bunge:
A Fundação Bunge, entidade social da Bunge Brasil, há 65 anos atua em diferentes frentes com o compromisso de valorizar pessoas e somar talentos para construir novos caminhos. Suas ações estabelecem uma relação entre passado, presente e futuro e são colocadas em práticas por meio da preservação da memória empresarial (Centro de Memória Bunge), do incentivo à leitura (Semear Leitores), do voluntariado corporativo (Comunidade Educativa), do desenvolvimento territorial sustentável (Comunidade Integrada) e do incentivo às ciências, letras e artes (Prêmio Fundação Bunge).

Informações à Imprensa
CDN Comunicação
Karina Gaudereto – karina.gaudereto@cdn.com.br
Beatriz Faria – beatriz.faria@cdn.com.br
Marleide Rocha – marleide.rocha@cdn.com.br
21 99768-1467/ 11 3643-2790