Clippings

Hélio Fernandes Filho[email protected]

Fundação Bunge em números

Ano de fundação: 1955

• 199 contemplados, sendo:
  • 124 contemplados na categoria "Vida e Obra"
  • 75 contemplados na categoria "Juventude"

Comunidade Educativa

• Presente em 9 Estados brasileiros - SC, PR, SP, MG, BA, PI, PE, TO e MT;
  • Em 2020, os cerca de 645 voluntários dedicaram 3.103 horas no desenvolvimento de 352 ações em 121 instituições diferentes.

Semear Leitores

• 32 Espaços de Leitura em 09 estados brasileiros (RS, SC, PR, SP, MG, BA, TO, PA e MT);.
  • 112.039 pessoas alcançadas em 2020;
  • 2.658 arquivos e retornos das crianças para os mediadores de leitura em 2020;
  • 11 lives com escritores e contadores de histórias, com 28.416 visualizações;
  • 750 mediações de leitura.

Comunidade Integrada

Projeto Redes

• Em Rondonópolis (MT), já são mais de 4 mil pessoas impactadas em 134 ações para promover a inclusão de Pessoas com Deficiência e Jovens Aprendizes no mercado de trabalho local. Entre as ações, destacamos: as rodas de conversa e as visitas técnicas para sensibilização da população; palestras e seminários; feira de empregabilidade e um serviço de mentoria;
  • Mais de 550 currículos cadastrados no banco de currículos do Redes;
  • O serviço de Mentoria, oferecido gratuitamente, conta com 09 mentores de Recursos Humanos das empresas parceiras, além de universitários da UNIC – Campus Rondonópolis;
  • 25 entidades membros do Redes entre Poder Público Municipal, a iniciativa privada, organizações do Terceiro Setor e entidades de formação;
  • 54 entidades já participaram de ações do projeto.

Comprando da Vizinhança, Eu Fico Em Casa

• Conta com mais de 1.500 comerciantes cadastrados em Cabo de Santo Agostinho (PE), Gaspar (SC), Rondonópolis (MT) e Uruçuí (PI);
  • Mais de 3.300 divulgações nas redes sociais sobre produtos e serviços;
  • Curso de Empreendedorismo e Gestão de Pequenos Negócios para 40 empreendedores locais;
  • Em pesquisa realizada, 69% dos empreendedores cadastros em Uruçuí (PI), disseram ter registrado aumento na procura de seus negócios. Em Rondonópolis (MT), 59%; em Cabo de Santo Agostinho (PE), 40%; e em Gaspar (SC), 29%.

Centro de Memória Bunge

• 93 Jornadas Culturais, que reuniram 6.585 pessoas;
  • 38 mostras e exposições em 26 anos.
  • Reúne e preserva mais de 1,5 milhão de itens históricos, entre documentos textuais, iconográficos, tridimensionais e audiovisuais:
  • São mais de 100 mil documentos textuais (108.206 em mais de 1 milhão de folhas de documentosem papel);
  • 7.945 documentos audiovisuais - filmográficos (6.536) e sonoros (1.409);
  • Mais de 565.958 mil imagens - fotografias, dispositivos, cromos, negativos, rótulos, adesivos, cartazes e muito mais;
  • 5.211 objetos tridimensionais - embalagens, prêmios, objetos promocionais e peças institucionais - peças que documentam a evolução dos costumes, técnicas e processos industriais, design, marketing e propaganda;
  • 268 gravuras e pinturas - acervo de obras de arte;
  • 3.007 documentos cartográficos: plantas arquitetônica, hidráulica, desenhos técnicos e mapas geográficos;
  • E mais de 1,6 milhões de documentos digitais: 1.684.162 ocupando cerca de 14 terabytes de espaço virtual de preservação.

Releases

Museu do Café será palco de evento que discute o café e o patrimônio histórico em Santos

O Colóquio Patrimônio e Paisagem do Café e as Jornadas Culturais ocorrem em 20 de outubro, a partir das 14h; público poderá fazer oficina de harmonização de café

Fundação Bunge lança projeto “De Grão em Pão” para formar jovens em panificação, culinária e confeitaria

Além de aulas teóricas e práticas, os jovens de 18 a 29 anos irão passar por preparação socioemocional e terão a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho; setor de panificação movimenta 105 bilhões de reais por ano no Brasil

No Dia Mundial do Rádio, Centro de Memória Bunge resgata história do rádio no Brasil

Acervo conta com mais de 1,5 milhão de documentos que narram mais de 100 anos de história.

Projeto Redes inicia trabalho gratuito de mentoria profissional em Rondonópolis

Participantes terão currículos avaliados, conversa sobre perfil comportamental, além de dicas sobre entrevistas de emprego

Fundação Bunge e Lar dos Idosos promovem campanha para compra de fraldas

Voluntários do Comunidade Educativa, programa de voluntariado corporativo da Bunge, se uniram para a arrecadação de uma tonelada de tampinhas que serão convertidas em fraldas para o asilo