Alckmin e Doria prestigiam 62ª edição do Prêmio Fundação Bunge - Releases - Sala de Imprensa - Fundação Bunge

Alckmin e Doria prestigiam 62ª edição do Prêmio Fundação Bunge

Publicado em 28/09/17 às 14h45 envie a um amigoenvie para um amigo

Na noite da última quarta-feira, 27, aconteceu a cerimônia de entrega do Prêmio Fundação Bunge. Entre as autoridades presentes no evento estavam o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), e o prefeito do município de São Paulo, João Doria (PSDB), além do presidente da Fundação Bunge, Carlo Lovatelli, e da VP de Gente e Gestão da Bunge Brasil, Andrea Marquez Fontes.

O Prêmio Fundação Bunge foi criado em 1955 com objetivo de incentivar o desenvolvimento das ciências e cultura no Brasil, homenagear o poder transformador dos indivíduos na sociedade e estimular novos talentos. Desde sua criação, cerca de 190 personalidades já foram premiadas entre elas Jorge Amado, Oscar Niemeyer, Ruth Rocha, Carlos Chagas Filho, Adriana Lisboa e Fernando Abrucio. Todos os anos, a premiação homenageia dois profissionais para cada duas áreas de atuação, totalizando quatro contemplados: dois na categoria Vida e Obra e dois em Juventude (profissionais com até 35 anos). Neste ano, os profissionais homenageados atuam nas áreas de Ciências Agrárias e Ciências Humanas e Sociais.

Perfil dos premiados:

Ciências Agrárias – tema “Desafios globais da sustentabilidade do agronegócio brasileiro”

Alysson Paolinelli (categoria Vida e Obra) – Mineiro, 81 anos, formado em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), foi ministro da agricultura, secretário da Agricultura em Minas Gerais e um dos responsáveis pela criação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Entre seus trabalhos, também se destaca a implantação da plataforma CT&I – Ciência, Tecnologia e Inovação – viabilizando o treinamento no exterior de mais de 1.500 pesquisadores com a missão de aplicar o que aprenderam nos biomas brasileiros.

Marcelo Loureiro Garcia (categoria Juventude) – Paulista, nascido em Piracicaba, interior de São Paulo, é professor do Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" de Rio Claro (Unesp – Rio Claro) e graduado em Engenharia Civil, com mestrado em Engenharia Hidráulica e Saneamento, ambos pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP). Foi reconhecido pelos estudos ligados ao tratamento de rejeitos diversos e o reuso de águas, com aplicação de métodos que proporcionem redução de impactos ambientais e recuperação de matéria e energia.

Ciências Humanas e Sociais – tema “As transformações do Direito brasileiro e seus impactos na teoria Geral do Direito”

Cláudia Lima Marques (categoria Vida e Obra) – Gaúcha, 53 anos, possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS) e larga experiência em Direito do Consumidor, MERCOSUL, Direito Privado, proteção dos vulneráveis e Direito Internacional Público e Privado. É relatora-geral da Comissão de Juristas do Senado Federal para atualização do Código de Defesa do Consumidor (CDC)

Ivar Alberto Martins Hartmann (categoria Juventude) – Gaúcho, nascido em Novo Hamburgo, 32 anos, é formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Foi agraciado pelos trabalhos voltados a interação entre Direito, Matemática e Estatística e por contribuir para o avanço do conhecimento nos processos decisórios das instituições jurídicas e no ensino jurídico.

Sobre a Fundação Bunge

A Fundação Bunge, entidade social da Bunge Brasil, há mais 60 anos atua em diferentes frentes com o compromisso de valorizar pessoas e somar talentos para construir novos caminhos. Suas ações estabelecem uma relação entre passado, presente e futuro e são colocadas em práticas por meio da preservação da memória empresarial (Centro de Memória Bunge), do incentivo à leitura (Semear Leitores), do voluntariado corporativo (Comunidade Educativa), do desenvolvimento territorial sustentável (Comunidade Integrada) e do incentivo às ciências, letras e artes (Prêmio Fundação Bunge).

Informações à Imprensa

Erick Paytl | 11 3643-2919 – erick.paytl@cdn.com.br

Cristiane Bomfim | 11 3643-2813 – cristiane.bomfim@cdn.com.br

Marleide Rocha| 11 3643-2790 – marleide.rocha@cdn.com.br