Fundação Bunge, Instituto de Arte Contemporânea e Centro Universitário Belas Artes de São Paulo realizam Jornada Cultural - Releases - Sala de Imprensa - Fundação Bunge

Sala de Imprensa

Publicado em 31/08/17 às 14h00 envie a um amigoenvie para um amigo

Nos dias 14 e 15 de setembro acontece, no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, o segundo encontro das Jornadas Culturais 2017, evento gratuito do Centro de Memória Bunge com o objetivo de discutir e trazer novos conhecimentos na área de preservação e memória, que este ano chega em sua décima terceira edição.

Com o tema “Concepção, Planejamento e Produção de Exposição” e curadoria de Marilucia Bottallo, diretora técnica do Instituto de Arte Contemporânea (IAC), o evento abordará a exposição museológica como sistema comunicacional com lógica, sentidos e processos próprios, cujo objetivo é comunicar um discurso preexistente, porém com o diferencial de uma prática preservacionista.

O encontro trará também discussões sobre práticas de concepção e execução para uma exposição museológica e reflexões sobre o processo, considerando sua importância, custo e complexidade.

A Fundação Bunge, que mantém o Centro de Memória Bunge, um dos mais ricos acervos de memória empresarial do país com quase 23 anos de existência, é a idealizadora das Jornadas Culturais, que existe desde 2004 e vem contribuindo cada vez mais para a formação e a atualização profissional de milhares de participantes.

Perfil da palestrante:

Luciana Nemes - graduada em Educação Artística e Pós-Graduada em Museologia pela Universidade de São Paulo – USP.  Atualmente assessora o projeto de reestruturação do Museu Santa Casa de São Paulo. Luciana se destaca por trabalhos de desenvolvido junto às produtoras Base7 Projetos Culturais e Arte3 Assessoria, Produção e Marketing Cultural, onde atuou como produtora executiva: projeto museográfico do Museu da História do Estado de São Paulo – MHSP, implantação do Museu do Holocausto - Curitiba, nas exposições “Caravaggio e seus seguidores” e “Resistir é Preciso”. Atuou como docente das disciplinas de Concepção, Planejamento de Exposições e Montagem de Exposição Sistema de Ações Museológicas no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

Colaboradores:

Álvaro Razuk - arquiteto formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), com especialização em projetos para exposições culturais, cenários, museografia e expografia. Trabalha nesta especialidade desde 1996 tendo desenvolvido diversos projetos para vários artistas, curadores e instituições no Brasil e exterior.

Lee Dawkins - formado em cenografia teatral, trabalha nas áreas de cenografia, expografia e montagem fina a mais de 25 anos.

Miulnei Ribeiro Barbosa - há 35 anos no mercado de transporte de obra de arte- embalagens, logística nacional e internacional de obras de arte. Atualmente trabalha na Millenium Transportes como gerente do departamento de obras de arte.

Claudio Rubiño - formado em artes e educação inclusiva, coordena o Programa de Acessibilidade do Instituto Tomie Ohtake. Tem experiência teórica e prática com públicos de equipamentos culturais com ênfase no desenvolvimento de ações para pessoas com deficiência.

Serviço:

Concepção, Planejamento e Produção de Exposição

Data: 14 e 15 de setembro

Horário: 9 h às 17h

Local: Centro Universitário Belas Artes de São Paulo – Unidade 3

Rua José Antônio Coelho, 879 – Vila Mariana – São Paulo/SP

Inscrições: a partir de 14 de agosto pelo www.fundacaobunge.org.br

60 vagas

Sobre a Fundação Bunge

Criada em 1955, a Fundação Bunge, entidade social da Bunge Brasil, atua em diferentes frentes, sempre com o compromisso de valorizar pessoas. Nossos programas buscam valorizar o passado, garantindo que os aprendizados vividos não se percam (Centro de Memória Bunge), transformar o presente com ações de desenvolvimento dentro de um tempo e lugar (Comunidade Integrada, Semear Leitores e Comunidade Educativa) e construir o futuro, premiando iniciativas que fazem a diferença (Prêmio Fundação Bunge).

Sobre o Instituto de Arte Contemporânea (IAC)

O Instituto de Arte Contemporânea, criado em 1997, tem como objetivo principal valorizar a arte contemporânea brasileira. Para isso, foca suas atividades na preservação e na divulgação de Arquivos Pessoais de artistas contemporâneos, em particular, nas suas expressões geométrica e construtivista. As ações principais do IAC são a guarda, catalogação, conservação, pesquisa, divulgação e acesso gratuito e permanente ao público à documentação histórica referente aos artistas e arquivos dos artistas do seu acervo. Além da preocupação com a documentação e a exposição, o IAC mantém os Programas de Exposições, de Conservação Preventiva e de Ação Educativa, além de publicações que registram suas exposições, além de publicar livros com textos inéditos de seus artistas e curadores.

Sobre o Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Fundado em 1925, no contexto da Semana de Arte de 1922, o Centro Universitário Belas Artes de São Paulo é uma instituição preocupada em valorizar a diversidade de ideias e em pontuar a importância da arte e da criatividade para os alunos, colaboradores e para a comunidade. Tem a missão de criar, produzir e difundir conhecimento através da arte, cultura, ciências humanas e sociais. Pioneira nas áreas de Economia Criativa, a instituição oferece cursos de graduação, pós-graduação e cursos livres. O Centro Universitário Belas Artes de São Paulo é ideal para quem valoriza a criatividade, a liberdade de expressão e busca conhecimento com aplicação prática. Esse ambiente criativo e estimulante é proporcionado pelo caráter interdisciplinar dos cursos, pela qualificação dos professores e pela infraestrutura completa oferecida. Estes são aspectos favoráveis à formação diferenciada do futuro profissional, que poderá exercer a carreira escolhida com competência e personalidade. Com ensino acima dos referenciais de qualidade do Ministério da Educação, a Belas Artes é a única instituição de ensino que participa da SP-Arte, o maior festival de arte da América Latina, do Salão Satélite de Milão, mostra de Design que acontece paralelamente do Salão do Móvel de Milão, e do South by Southwest (SXSW), o maior festival de tecnologia e novas mídias do mundo. Conectada internacionalmente, tem como mentor criativo John Howkins, autor do primeiro livro sobre Economia Criativa. Steven Pedigo, do Creative Class Group, é professor-convidado e conduz com nossos alunos uma pesquisa inédita sobre o mesmo assunto.

Informações à Imprensa

CDN Comunicação

Cristiane Bomfim - cristiane.bomfim@cdn.com.br

Erick Paytl – erick.paytl@cdn.com.br