Fundação Bunge e Childhood Brasil lançam campanha para aquaviários - Releases - Sala de Imprensa - Fundação Bunge
Texto

Sala de Imprensa

Fundação Bunge e Childhood Brasil lançam campanha para aquaviários

Publicado em 21/06/17 às 12h00 envie a um amigoenvie para um amigo

Neste mês, a Fundação Bunge, em parceria com a Childhood Brasil, lança o Programa Na Mão Certa Aquaviários, uma extensão do trabalho realizado desde 2015 com os caminhoneiros em Barcarena e Itaituba. A iniciativa faz parte do Comunidade Integrada, programa de desenvolvimento territorial sustentável da Fundação Bunge, iniciado em 2014 nesses dois municípios do Pará, que consiste em orientar o investimento social privado de forma articulada e conectada com as comunidades com ações de proteção integral à criança e ao adolescente, fortalecimento da gestão pública e desenvolvimento econômico.

O Programa Na Mão Certa foi criado pela Childhood Brasil, voltado para a proteção de crianças e adolescentes contra exploração sexual nas estradas por meio de parceria com empresas. Entre esses parceiros, encontra-se a Bunge Brasil, que aderiu ao Pacto Empresarial contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nas Rodovias Brasileiras em 2015 por meio de sua Fundação. Mais de mil colaboradores e fornecedores da Bunge Brasil de suas duas unidades do Pará, são orientados constantemente e conscientizados sobre as questões dos Diretos da Crianças e do Adolescente por meio de treinamentos, reuniões, vídeos,  programas de rádio, ações educativas e de bem-estar. 

Este ano, nasceu no Programa Na Mão Certa Aquaviários, com o objetivo de enfrentar a exploração sexual no modal fluvial de transporte de carga e de pessoas, seguindo os mesmos compromissos de proteção assumidos nas rodovias brasileiras, tendo a Bunge Brasil como primeira empresa a implantar a nova categoria, além de apoiar seu desenvolvimento. O primeiro passo é o treinamento de 25 colaboradores da operação da empresa para atuarem como multiplicadores dos direitos de crianças e adolescentes, em especial, contra violência sexual. Esses multiplicadores levarão informação para 150 tripulantes do modal aquaviário num processo de educação continuada. Os Aquaviários serão os agentes de proteção de crianças e adolescentes contra a exploração sexual nas hidrovias. 

No segundo semestre, outra medida complementar ao programa será a promoção de encontros entre o grupo de colaboradores capacitados e a comunidade com a finalidade de conscientização e orientação da população sobre como devem encaminhar as demandas para a Rede de Proteção Social, órgão que também será preparado pela Agenda Pública, uma OSCIP que trabalha para aprimorar a gestão pública, para receber um aumento de demanda, fechando assim o círculo virtuoso de medidas de proteção à criança e ao adolescente. A Agenda Pública desenvolve para Fundação Bunge, no Pará, um trabalho de fortalecimento da Rede de Proteção Social, estimulando e auxiliando na criação de políticas públicas para o setor.

A importância estratégica deste novo modal no Programa Na Mão Certa está alinhada com as mudanças que vem ocorrendo para o escoamento de grãos do Brasil para o mundo. A rota original por estradas até os portos de Santos e Paranaguá vem sofrendo alteração com a criação de terminais intermodais para exportação de produtos agrícolas em novos portos privados na região Norte.

Os indicadores do Disque 100 de 2016 revelam que o percentual de denúncias de Violência Sexual no Pará é muito acima da média nacional (31% contra 21% da média do país). Essas denúncias reforçam a existência do problema no Estado, mas, ao mesmo tempo, que existe um desconhecimento do Disque 100 em municípios como Barcarena e Itaituba. Enquanto no Pará ocorreram 642 denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes no ano passado, os dois municípios somados tiveram apenas 17 denúncias registradas no Disque Direitos Humanos (Disque 100).  

 

Sobre a Chilhood Brasil

É uma organização brasileira que trabalha, desde 1999, para influenciar a agenda de proteção da infância e adolescência no país. A organização tem o papel de garantir que os assuntos relacionados ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes sejam pauta de políticas públicas e do setor privado, oferecendo informação, soluções e estratégias para as diferentes esferas da sociedade. A Childhood Brasil é certificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) e faz parte da World Childhood Foundation (Childhood), instituição internacional criada pela rainha Silvia da Suécia.

 

Sobre a Fundação Bunge

A Fundação Bunge, entidade social da Bunge Brasil, há mais 60 anos atua em diferentes frentes com o compromisso de valorizar pessoas e somar talentos para construir novos caminhos. Suas ações estabelecem uma relação entre passado, presente e futuro e são colocadas em práticas por meio da preservação da memória empresarial (Centro de Memória Bunge), do incentivo à leitura (Semear Leitores), do voluntariado corporativo (Comunidade Educativa), do desenvolvimento territorial sustentável (Comunidade Integrada) e do incentivo às ciências, letras e artes (Prêmio Fundação Bunge).

 

Informações à Imprensa

Fundação Bunge

CDN Comunicação

Marleide – Marleide.rocha@cdn.com.br 

Erick Paytl – erick.paytl@cdn.com.br

Raquel Brito – raquel.brito@cdn.com.br

11 3643-2790 / 3643-2919 / 3643-2842

 

Childhood Brasil 

Giusti Comunicação Integrada 

Marcela Branco – (11) 5502-5455 – marcela@giusticom.com.br

Francisco Itacarambi – (11) 5502-5461 – francisco@giusticom.com.br 

Fale com nossa assessoria

CDN Comunicação Corporativa

Fabio Souza - (11) - 3643-2813 - fabio.souza@cdn.com.br

Erick Paytl - (11) 3643-2919 - erick.paytl@cdn.com.br


Outros Releases

Prêmio Fundação Bunge 2018 anuncia contemplados - 29/08/18 Escritor indígena, adolescente de 14 anos que já publicou 4 livros e especialistas em física e engenharia agronômica são os homenageados da 63ª edição do Prêmio

Fundação Bunge leva Formação em Mediação de Leitura para Educadores de SP e MG - 29/08/18

Centro de Memória Bunge guarda acervo sobre o início da carreira do Rei Pelé no futebol - 29/08/18

Qual o papel dos imigrantes no desenvolvimento econômico, cultural e social dos países? - 29/08/18 Pesquisas mostram os pontos positivos da imigração e acervo do Centro de Memória Bunge ajuda a contar como os imigrantes contribuíram para a economia e cultura do Brasil.

Centro de Memória Bunge recupera áudios da década de 50 com as rainhas do rádio brasileiro: Dolores Durante, Dircinha Batista, Elizeth Cardoso e Linda - 29/08/18

Empresários e entidades de Rondonópolis se reúnem para discutir inserção de jovens e pessoas com deficiência no mercado de trabalho - 29/08/18

Indicação ao Prêmio Fundação Bunge vai até 30 de junho - 26/06/18 Tradicional prêmio vai homenagear profissionais das áreas de Ciências Agrárias e Letras e distribuir mais de R$ 400 mil em prêmios

Prêmio Fundação Bunge anuncia temas de 2018 - 17/04/18 Tradicional premiação irá homenagear profissionais das áreas de Ciências Agrárias e Letras