Investimento social e a educação - Artigos - Sala de Imprensa - Fundação Bunge

Investimento social e a educação

Publicado em 04/09/09 às 10h45 envie a um amigoenvie para um amigo

Por Cláudia Calais

Quando falamos em Responsabilidade Social Empresarial, pensamos quase automaticamente em educação. E os números do GIFE (Grupo de Institutos Fundações e Empresas) mostram que essa não é uma percepção equivocada: atualmente, 81% das suas entidades filiadas investem na área de educação. Mas por que será que as empresas, ao definirem seu foco de atuação, acabam quase sempre se voltando para essa área?

Quando visto de forma estratégica pelas empresas, o investimento social, principalmente por meio de projetos ligados à área de educação, pode ser um grande impulsionador da sociedade. Isso porque, mais do que o recurso financeiro, ao se debruçar sobre os desafios da comunidade a empresa coloca em campo o seu bem mais precioso: o conhecimento. Usando a sua expertise, ela estimula nas escolas o investimento em inovação e a busca pela qualidade, por exemplo. Em contrapartida, recebe profissionais mais qualificados, garante maior interlocução com a comunidade e diminui os efeitos da crescente violência urbana, o que acaba se refletindo na própria atividade da empresa.

Investir seriamente em educação significa que as empresas estão migrando do investimento social por ocasião, muitas vezes estimulado por pressões do mercado – o que é excelente para causar impacto entre os colaboradores, demonstrar a "sensibilidade social" da empresa e rechear os relatórios de Responsabilidade Social, mas não para os resultados de longo prazo –, para o investimento social estratégico, focado no negócio e nos valores das empresas. Essa mudança é fundamental para fomentar o interesse dos investimentos e garantir a sustentabilidade das ações sociais. E, nesse aspecto, a educação tem de ser percebida como um valor a ser priorizado.

Um artigo dos professores Michael E. Porter e Mark R. Kramer, dois grandes estrategistas da Harvard Business School, publicado em dezembro de 2006 na Harvard Business Review, destaca que “uma empresa de sucesso precisa de uma sociedade saudável. Educação, saúde e igualdade de oportunidades são essenciais para uma força de trabalho produtiva”. Daí a relação estreita entre o investimento social privado e o sucesso das salas de aula. Em países em desenvolvimento como o Brasil ainda reside na educação a grande possibilidade de transformação humana, econômica e social. O sucesso que mediremos ou não no Brasil de 2022, conforme sugere o PDE (Plano de Desenvolvimento da Educação), lançado pelo Ministério da Educação, terá relação direta com a atenção e investimentos que estão sendo feitos hoje na formação dos nossos educadores e na qualidade do ensino ministrado em sala de aula.

Temos de entender e defender a educação como um valor, e mostrar que ela se faz em parceria e que necessita do envolvimento de todos, pois o ato de educar é um processo dinâmico que permeia e integra todos os setores e segmentos da sociedade. E cada um tem de refletir o quanto é responsável e pode contribuir neste processo. De uma coisa temos de ter certeza: o sucesso será proporcional à capacidade que o primeiro, segundo e terceiro setores tiverem de caminhar juntos.

Cláudia Buzzette Calais é gerente de projetos da Fundação Bunge

Fale com nossa assessoria

CDN Comunicação Corporativa

Fabio Souza - (11) - 3643-2813 - fabio.souza@cdn.com.br

Erick Paytl - (11) 3643-2919 - erick.paytl@cdn.com.br

Outros Artigos

16/05/18 - Serviços Ambientais e Agronegócio: pensando na sustentabilidade A aliança entre Serviços Ambientais e o Agronegócio é rica em possibilidades e deve avançar cada vez mais pensando na sustentabilidade e preservação dos ecossistemas

11/05/18 - Semeando leitores: a literatura infantojuvenil no Brasil Neste ano, por exemplo, a Fundação Bunge anunciou a literatura infantojuvenil como um dos temas do tradicional Prêmio Fundação Bunge, que estimula novos talentos e reconhece profissionais que contribuem para as áreas da ciência e da cultura no Brasil

03/05/18 - Valor Compartilhado: empresa e comunidade A chegada de empreendimentos a determinados territórios gera uma maior pressão demográfica, maior demanda por serviços e por infraestrutura, o que, por sua vez gera uma maior pressão sobre o poder público local

31/10/17 - Diversidade como Instrumento de Competitividade e Inovação Será que a diversidade nas corporações está sendo conduzida por líderes talentosos ou geniais?

20/04/17 - Desafios globais do agronegócio: precisamos combinar com os outros times Sabemos que a produtividade agrícola sustentável é desafio urgente. Mas também, necessariamente, coletivo – o que torna o jogo bem mais complicado de ser jogado

18/04/17 - Os desafios da produção científica brasileira O desafio da ciência e de quem dedica a vida à pesquisa vai muito além da dificuldade de financiamento

13/04/17 - Entre a lei e a justiça O leitor comum, diante do noticiário político recente, sente-se testemunhando profundo embate entre os poderes de nossa República.

12/04/17 - Transformações do Direito e ativismo judicial: entre a lei e a justiça Diante da realidade política vivida pelo país, impulsionada principalmente pelas listas que nos chegam pelos noticiários, esta discussão tem ultrapassado os meios acadêmicos e jurídicos