Educar com criatividade é ensinar o prazer de aprender - Artigos - Sala de Imprensa - Fundação Bunge

Educar com criatividade é ensinar o prazer de aprender

Publicado em 28/05/07 às 10h45 envie a um amigoenvie para um amigo

Por Carlo Lovatelli

Não é novidade que oferecer educação de qualidade é um dos grandes desafios enfrentado pelo Brasil. O sistema educacional brasileiro cresceu, porém ainda não chegou ao modelo ideal. Se é que existe modelo ideal. Muitos alunos possuem baixo grau de escolaridade e, os poucos que se formam, não estão aptos a atender as demandas do mercado. Segundo pesquisa realizada em 32 países pelo Ministério da Educação/OCDE e Instituto Paulo Montenegro, no Brasil, apenas três quartos da população consegue ler e entender a idéia central de um texto simples.

Atentos a esta realidade, muitos educadores estão repensando seu modo de atuar e se destacando por suas propostas inovadoras. Eles crêem que a educação vai além da sala de aula e do conteúdo pragmático. Mais do que isso: sabem a importância do professor como agente dessa mudança educacional que tanto buscamos.

Com criatividade e ousadia, o educador pode transformar a cidade, a arte e o meio ambiente em fontes de aprendizado, tirando do dia a dia motivação para os educandos. O caminho inverso também é válido: trazer o universo do aluno para a sala de aula, ensinando português, matemática e história com a ajuda de brincadeiras, músicas e qualquer outra ferramenta lúdica pode ter um papel imensurável no aprendizado.

Exemplos desse ‘professor empreendedor’ estão espalhados por todo país. São profissionais que entendem que ultrapassar a barreira das apostilas e despertar no aluno o interesse genuíno pelo mundo ao seu redor é educar com inteligência. E mais, para eles, o aluno que tem prazer no aprendizado será um adulto bem preparado e crítico.

Carlo Lovatelli é vice-presidente da Fundação Bunge

Fale com nossa assessoria

CDN Comunicação Corporativa

Fabio Souza - (11) - 3643-2813 - fabio.souza@cdn.com.br

Erick Paytl - (11) 3643-2919 - erick.paytl@cdn.com.br

Outros Artigos

31/10/17 - Diversidade como Instrumento de Competitividade e Inovação Será que a diversidade nas corporações está sendo conduzida por líderes talentosos ou geniais?

20/04/17 - Desafios globais do agronegócio: precisamos combinar com os outros times Sabemos que a produtividade agrícola sustentável é desafio urgente. Mas também, necessariamente, coletivo – o que torna o jogo bem mais complicado de ser jogado

18/04/17 - Os desafios da produção científica brasileira O desafio da ciência e de quem dedica a vida à pesquisa vai muito além da dificuldade de financiamento

13/04/17 - Entre a lei e a justiça O leitor comum, diante do noticiário político recente, sente-se testemunhando profundo embate entre os poderes de nossa República.

12/04/17 - Transformações do Direito e ativismo judicial: entre a lei e a justiça Diante da realidade política vivida pelo país, impulsionada principalmente pelas listas que nos chegam pelos noticiários, esta discussão tem ultrapassado os meios acadêmicos e jurídicos

05/09/14 - Mudanças climáticas são os novos desafios de inovação na agricultura O desenvolvimento e o uso de tecnologias agrícolas apropriadas elevou a produtividade de alimentos no mundo, de tal maneira que a fome há muito deixou de ter relação direta com a falta de produção de alimentos

18/08/14 - Artes Circenses: uma manifestação popular que resiste ao tempo Parte do imaginário coletivo e da cultura popular, o circo é uma expressão artística que sobreviveu a todas as revoluções culturais, políticas e sociais a que a humanidade passou.

03/08/10 - Mudança é uma escolha e exige coragem Propor o novo em situações de caos não é fácil, pois as necessidades são urgentes