Linhas de atuação - Incentivo à Excelência - Prêmio Fundação Bunge - Galeria de Premiados - Carlos Eduardo Pellegrino Cerri - Fundação Bunge

Prêmio Fundação Bunge

Premiado

Carlos Eduardo Pellegrino Cerri

Área: Ciências Agrárias - Agricultura Tropical

Ano: 2009

Prêmio: Fundação Bunge Juventude

Síntese: Carlos Eduardo Pellegrino Cerri, nasceu em 1974. Tem, portanto, 35 anos. É formado em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - ESALQ/Universidade de São Paulo. Fez mestrado em Solos e Nutrição de Plantas e doutorado em Ciência Ambiental, ambos na mesma entidade de graduação. É professor do Departamento de Ciência do Solo da ESALQ/Universidade de São Paulo. Sua tese, defendida em 2003, intitulada “Variabilidade espacial e temporal do carbono do solo na conversão de florestas em pastagens na Amazônia Ocidental (Rondônia)” aborda uma das questões mais importantes para o desenho de ações para a conservação da floresta amazônica. Tem se dedicado ao estudo das mudanças climáticas globais, dinâmica da matéria orgânica do solo sob o clima tropical, variabilidade espacial de atributos do solo e matemática aplicada à ciência do solo. Publicou mais de 40 trabalhos científicos e 19 capítulos de livros. A partir de sua titulação iniciou o envolvimento com a orientação e co-orientação de novos mestres e doutores. É bolsista de produtividade do CNPq e membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências.