Linhas de atuação - Incentivo à Excelência - Prêmio Fundação Bunge - Galeria de Premiados - Genei Antonio Dalmago - Fundação Bunge

Prêmio Fundação Bunge

Premiado

Genei Antonio Dalmago

Área: Ciências Agrárias - Agrometeorologia

Ano: 2008

Prêmio: Fundação Bunge

Síntese: Genei Antonio Dalmago nasceu em 1973, em Casca (RS). Possui graduação em agronomia e mestrado em agronomia - Produção Vegetal, pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM e doutorado em Fitotecnia - Agrometeorologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Sua tese, intitulada Dinâmica da água em sistema de plantio direto e preparo convencional é uma das poucas laureadas pelo Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia/UFRGS. Cumpriu programa de pós-doutorado pelo CNPq, junto ao PPG Fitotecnia, de 2004 a 2005, dentro na mesma linha de pesquisa desenvolvida em seu doutoramento, aprofundando estudos na dinâmica da água e do calor no sistema solo-planta-atmosfera, modificados pelo plantio direto. Dalmago é considerado um dos mais qualificados jovens pesquisadores da área, com experiência em Agronomia, com ênfase em Agrometeorologia, tendo atuado principalmente com os temas plantio direto, milho, estufa plástica e preparo convencional. Foi docente da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS e desde 2007 é pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, atuando no Centro Nacional de Pesquisa de Trigo, na área da sustentabilidade de sistemas produtivos.