Linhas de atuação - Incentivo à Excelência - Prêmio Fundação Bunge - Galeria de Premiados - Luiz Carlos Corrêa Carvalho - Fundação Bunge

Prêmio Fundação Bunge

Premiado

Luiz Carlos Corrêa Carvalho

Área: Ciências Agrárias - Agroenergia

Ano: 2007

Prêmio: Fundação Bunge

Síntese: Luiz Carlos Corrêa Carvalho nasceu em Piracicaba (SP) em 1951. É formado em Engenharia Agronômica, pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ/USP), pós-graduado em Agronomia, pela mesma entidade e em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA/USP). São muitas as suas contribuições para o desenvolvimento da área da agroenergia. Está à frente da causa do etanol como energia renovável, na estruturação do conceito agroenergia, no desenvolvimento de políticas públicas setoriais e no aumento da visibilidade externa para o etanol brasileiro. Luiz Carlos foi ainda Superintendente Geral do Programa Nacional de Pesquisas em Cana-de-Açúcar (Planalsucar); Diretor de Modernização do Instituto do Açúcar e do Álcool; Secretário Executivo da Comissão Executiva Nacional do Álcool, Superintendente da União da Agroindústria Canavieira do Estado de São Paulo (UNICA) e Membro da Câmara Consultiva de Açúcar e Álcool da Bolsa de Mercadorias de Futuros. Desde 2004, é Coordenador da Sub-Comissão de Biocombustíveis, da Câmara Brasil-Alemanha. É Presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Açúcar e do Álcool, do Governo Brasileiro; Vice-presidente e Coordenador do Comitê Nacional da Agroenergia da Associação Brasileira de Agribusiness (ABAG) e Conselheiro do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) e da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (FEALQ). Seu currículo inclui também prêmios e títulos como as Medalhas Fernando Costa e Walter Accorsi.