Ao continuar a navegar neste website, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Prêmio Fundação Bunge 2019 anuncia contemplados

02 de julho de 2019

Neste ano foram reconhecidos talentos nas áreas de Ciências Agrárias, com o tema Agricultura Familiar, e Artes, com o tema Arte Visual de Rua

O Prêmio Fundação Bunge anunciou os contemplados para sua 64ª edição. Em Agricultura Familiar, Luciano Cordoval de Barros, engenheiro agrônomo da Embrapa, será homenageado na categoria “Vida e Obra”. Em sua trajetória, ele desenvolveu projetos voltados para a captação de águas da chuva e irrigação, que contribuem para evitar erosões, assoreamentos, contaminações ambientais e que promovem o aumento do volume de água dos mananciais. Na categoria “Juventude” (até 35 anos), o Prêmio reconhecerá Márcia Alves Esteves, profissional da Emater- MG, por seus feitos voltados para o bem-estar e a segurança alimentar e nutricional de famílias em situação de vulnerabilidade social. Entre os trabalhos que realiza, Márcia também atua em ações para a suplementação da alimentação bovina no período de estiagem e a implementação do programa de melhoria genética de rebanhos.

Arte Visual de Rua contemplará Paulo Ito na categoria “Vida e Obra” por suas pinturas de rua ligadas à crítica social e de comportamento. Sua obra mais reconhecida foi o painel elaborado em São Paulo que retrata um garoto faminto com uma bola de futebol no prato. A arte gerou repercussão em mais de 20 países. Para a categoria “Juventude”, Raí Campos Lucena, o Raiz, de 27 anos, será premiado pelos trabalhos artísticos baseados na cultura indígena e por pesquisa relacionada à cultura deste povo. 

A cerimônia de entrega dos prêmios será realizada em 7 de outubro, às 19h30, no Teatro do Sesi, em São Paulo (SP). Além do reconhecimento público, os premiados na categoria Vida e Obra, receberão medalha de ouro e quantia de R$ 150 mil e os na categoria Juventude, medalha de prata e R$ 60 mil. O Prêmio Fundação Bunge foi criado em 1955 para incentivar a inovação e disseminação de conhecimento, reconhecer profissionais que contribuem para o desenvolvimento da cultura e das ciências no Brasil, além de estimular novos talentos. Desde sua criação, já foram homenageadas cerca de 200 personalidades, entre elas os escritores Jorge Amado e Ruth Rocha, o arquiteto Oscar Niemeyer, o médico e pesquisador Carlos Chagas Filho, o cientista político Fernando Abrucio e o engenheiro agrônomo Eurípedes Malavolta, entre outros.

 

SAIBA MAIS SOBRE OS PREMIADOS

Arte Visual de Rua

Paulo Ito, nasceu em São Paulo em 1978. Sua primeira série de pintura data de 1999, e suas primeiras experiências com arte de rua aconteceram no ano seguinte, embora tenha começado a produzir murais no campus da universidade em que cursou artes plásticas, em 1997. Eventual ilustrador, oficio que desenvolveu principalmente no início dos anos 2000, Ito tem também bastante influência de histórias em quadrinhos, atividade que praticou na adolescência e retomou anos atrás. 

Sua produção de rua passou por diversas fases: a primeira foi muito experimental e na segunda pintou nus femininos e de 2009 até hoje passou a pintar temas ligados a crítica social e de comportamento. Paulo participou de exposições individuais nos anos de 2005 na Oficina da Luz e 2006 e 2008 no Coletivo Galeria, ex Grafiteria. O artista pintou painéis e realizou intervenções de rua em cidades como Buenos Aires, Montevidéu, Lisboa, Barcelona, Berlin, Cracóvia, Rio de Janeiro, Fortaleza, Belo horizonte entre outras, mas a maioria de seus trabalhos está em São Paulo. O painel realizado no bairro da Pompéia que retrata um garoto faminto com uma bola de futebol no prato ganhou repercussão mundial recentemente e foi objeto de matéria em diversos meios de comunicação de mais de 20 países, e foi compartilhado dezenas de milhares de vezes em mídias sociais inclusive por celebridades internacionais. 

Raí Campos Lucena (RAIZ), baiano de nascimento, mas amazonense de coração, adotou a cultura indígena como berço para o desenvolvimento da arte em novas perspectivas, além de murais, sua criatividade está atingindo também telas e tapetes de cestaria indígena. Está em andamento inclusive sua primeira exposição individual, lançada em maio deste ano. Está cursando na Universidade Federal do Amazonas – Artes Visuais, já participou de inúmeros eventos nacionais e internacionais, bem como ações solidárias. Hoje pesquisa a vida dos indígenas e quase todas as suas representações dizem respeito a etnias, rituais.

É jovem e atento aos detalhes da cultura indígena, sua marca registrada. É um artista da nova geração que destaca a cultura indígena aliada ao contemporâneo. Seu trabalho tem sido reconhecido não somente na cidade de Manaus, mas nos municípios do interior do Amazonas. Recebeu a Premiação no XI Salão Curupira de Artes Plásticas 2018 pela Obra “Seres da Amazônia” premiada na categoria Grafite.

 

Agricultura Familiar

Luciano Cordoval de Barros, é Engenheiro Agrônomo formado pela Escola Superior de Agricultura de Lavras, hoje Universidade Federal de Lavras-UFLA (1973). Em 1983, ingressou na Embrapa onde trabalha até hoje. Inicialmente, coordenou por dez anos a equipe de apoio de irrigação para as pesquisas da Embrapa Milho e Sorgo, ocasião em que desenvolveu a Tecnologia Social Lago de Múltiplo Uso. Em 1997, a partir de um Projeto-Piloto na microbacia do ribeirão Paiol, no município de Sete Lagoas, MG, desenvolveu tecnologia Barraginhas, cujo objetivo é captar a água das enxurradas e promover seu armazenamento no solo, evitando erosões, assoreamentos e contaminações ambientais e promover o aumento do volume de água dos mananciais. Difundiu essa tecnologia em diversas regiões de Minas Gerais e posteriormente em outros estados, como CE, DF, GO, MT, PA, PI, RJ, RS, SE e TO.

Ministrou mais de 200 treinamentos para transferência dessas duas tecnologias para públicos diversos, atendendo desde comunidades muito carentes de regiões áridas e semiáridas até autoridades e comitivas internacionais interessadas na preservação de recursos hídricos. 

Com as tecnologias Barraginhas e Lago de Múltiplo Uso, conquistou diversos prêmios, que viabilizaram o patrocínio de Projetos que propiciaram a implantação de mais de 10.000 barraginhas no noroeste de Minas Gerais e nos sertões do Ceará e do Piauí. Atualmente, coordena o Projeto de Disseminação dessas duas tecnologias sociais, no semiárido e no Sertão do São Francisco, dentro do Programa Desenvolvimento e Cidadania, através do qual já construiu mais de 4.000 barraginhas e 250 lagos.

Márcia Alves Esteves, possui Graduação e Licenciatura em Ciências Biológicas Universidade Federal de Minas Gerais (2014). Filha de agricultores familiares, desde cedo conviveu com as dificuldades do semiárido. Ingressou na Escola Família Agrícola BONTEMPO, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento e redução da desigualdade social e regional. Atualmente é Extensionista na Emater – MG, onde nos últimos 10 anos de extensão vem focando seu trabalho na implantação de tecnologias sustentáveis de baixo custo para convivência com o semiárido, ampliando acesso dos agricultores familiares aos mercados locais, à feira livre e aos mercados institucionais. Márcia se esforça para integrar as políticas públicas e direcioná-las para a inclusão de famílias com jovens em situação de vulnerabilidade. O Programa Nacional de Alimentação Escolar tem sido a porta de entrada para novos investimentos que dinamizam a economia local. Identificou agricultores potenciais para comercializar; planejou ações de assistência técnica, integrou outras políticas públicas como o Fomento às Atividades Produtivas Rurais (Brasil Sem Miséria) e o Projeto Piloto de ATER (ANATER). Começou com 5 famílias; hoje, são 40 que fornecem alimentos para as escolas, com participação importante de mulheres rurais, algumas dedicadas a produção de alimentos processados em agroindústrias habilitadas pela vigilância sanitária. Suas iniciativas contribuem decisivamente para o bem-estar e a segurança alimentar e nutricional de famílias em situação de vulnerabilidade social. Destacam-se ainda ações para a suplementação da alimentação bovina no período de estiagem, ensilagem, área em que é referência técnica regional e a implementação do programa de melhoria genética do rebanho.