Cidades e Educação Sustentáveis - Novidades - Fundação Bunge

Cidades e Educação Sustentáveis

Publicado em 09/11/10 às 14h00 envie a um amigoenvie para um amigo imprimir esta

Nos dias 17 e 18 de novembro a Fundação Bunge e a Estação Ciência/USP realizam os dois últimos ciclos de palestras do Conhecer para Sustentar: uma reflexão sobre os eventos climáticos extremos. Veja programação completaFaça sua inscrição aqui.

O primeiro dia, 17/11, terá como foco a cidade e a reconstrução sustentáveis. O evento será aberto por Sergio Trindade, Presidente da SE2T Internacional, co-laureado com o Prêmio Nobel da Paz de 2007, como membro do Painel Internacional de Mudança Climática – IPCC, que fará a palestra “A cidade sustentável”.

Harold Doley, da Lugano Group Incorporated, de New Orleans, abordará o tema “Reconstrução Sustentável”, trazendo a experiência de New Orleans/EUA pós o furacão Katrina. Ele será seguido pelo Ministro das Cidades, Márcio Fortes, que abordará o mesmo tema, mas como foco nas experiências nacionais e políticas públicas.

Para encerrar as apresentações do dia os participantes ouvirão o relato da experiência de Santa Catarina com as fortes chuvas que atingiram a região em 2008, feito pelo Prefeito Municipal de Gaspar, Celso Zuchi e pela Secretária de Planejamento e Desenvolvimento da Prefeitura Municipal de Gaspar, Patrícia Scheidt. Ao final, haverá um debate onde os participantes terão a oportunidade de interagir com os palestrantes.

No dia 18 de novembro as palestras terão como foco a educação para a sustentabilidade. A primeira será do Prof. Lino de Macedo, do Instituto de Psicologia da USP, com o tema “Os desafios da sustentabilidade e o Compromisso da Educação”.

O evento tem sequência com o relato da experiência da rede de ensino do Vale do Itajaí/SC, feito pela Profª Ângela Hoemke, mestre em educação e pós-graduada em currículo e metodologia das séries iniciais do ensino fundamental e educação infantil.

Em seguida, os participantes farão uma visita monitorada à exposição “O Planeta Terra e a Preservação Ambiental”, da Estação Ciência, que ilustra de maneira didática e divertida conceitos que envolvem o uso do solo, mudanças climáticas e fenômenos naturais e à mostra de trabalhos de escolas do Vale do Itajaí, dentro do projeto Conhecer para Sustentar, relatado pela Profª Angela Hoemke.

Os dois dias de palestras poderão ser acompanhados pelo Twitter @fundacaobunge (todas as mensagens sobre o evento serão identificadas pela hashtag #evex).

Local: Auditório Estação Ciência
Rua Guaicurus, 1394 – Lapa – São Paulo/SP