Conhecer para Sustentar - Novidades - Fundação Bunge

Conhecer para Sustentar

Publicado em 28/10/10 às 09h45 envie a um amigoenvie para um amigo imprimir esta

No dia 27 de outubro aconteceu o segundo dia de palestras do ciclo Conhecer para Sustentar: uma reflexão sobre os eventos extremos, iniciativa da Fundação Bunge e da Estação Ciência/USP que visa a trazer esta discussão para nosso dia a dia, além de analisar seus impactos e oportunidades.

Os participantes puderam assistir a apresentações que trouxeram o tema para nosso dia a dia com reflexões do ponto de vista econômico, social, ambiental e cultural.

A primeira apresentação foi do Prof. Adilson Avansi de Abreu, do departamento de geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, que trouxe a visão social dos eventos climáticos extremos.

Ele foi seguido por Carolina Dubeux, pesquisadora do Centro de Estudos Intergrados sobre Meio Ambiente e Mudanças Climáticas do Centro Clima/COPPE/UFRJ, que apresentou a relação entre as mudanças do clima e a economia. A reflexão ambiental foi tratada pelo Prof. Tércio Ambrizzi, Diretor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP.

O evento foi encerrado pelo Prof. Edgard de Assis Carvalho, do Departamento de Antropologia, Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais da PUC – SP e Coordenador do Núcleo de Estudos da Complexidade, responsável por trazer a reflexão cultural dos eventos climáticos extremos, seus impactos e oportunidades.

As apresentações puderam ser acompanhadas em tempo real pela IPTV, da USP e via twitter @fundacaobunge.

Hélio Dias, Diretor da Estação Ciência da USP

Carlo Lovatelli, Vice-Presidente da Fundação Bunge

Adilson Avansi - Palestrante

Conhecer para Sustentar: uma reflexão sobre os eventos extremos