Formação de Educadores em Paranaguá (PR) - Novidades - Fundação Bunge

Formação de Educadores em Paranaguá (PR)

Publicado em 05/04/10 às 16h15 envie a um amigoenvie para um amigo imprimir esta

O Programa Comunidade Educativa, da Fundação Bunge, promove mais um encontro de formação de educadores, desta vez, em Paranaguá – Paraná.  O evento, que acontecerá nos dias 06 e 07 de abril, no Hotel Camboa, tem o objetivo de promover a troca de experiências, estimular o professor a ser protagonista no processo educacional e apontar novos caminhos para os desafios da educação.

Em Paranaguá, o programa foi iniciado em maio de 2008 em parceria com a Escola Municipal Iná Xavier Zacarias e foi expandido em 2009 para a Escola Municipal Eloína Loyola de Camargo Viana.

O professor Claudio de Almeida Cavalcante, de Natal – RN, abrirá as apresentações do primeiro dia do encontro (06/04) com o tema “A Dança Popular na Escola”. Cavalcante pretende ressaltar a importância de formação de grupos de dança para-folclóricos dentro da escola, com o intuito de preservar as manifestações da cultura tradicional e popular.

A professora Kátia Raquel Testoni Longen, de Atalanta – SC apresentará o tema “Pequenos Poetas”. A proposta da professora é aproximar o educando da poesia, levando-o a compreender que falar, ler, criar e escrever são partes de um mesmo método e que, pela poesia, resgata-se o prazer da leitura e da criação.

A professora Circe Carneiro Leão, de Paranaguá, fecha o ciclo de palestras falando sobre o projeto Memória, que através da escrita procura contextualizar a realidade a qual pertencem os alunos resgatando a memória e a cultura local.

No segundo dia de evento (07/04) acontecerão as oficinas. O professor Claudio de Almeida Cavalcante volta ao palco para falar sobre a criatividade a partir do tema “Técnicas Básicas e Práticas de Artes”. Cavalcante mostra que por meio da arte é possível melhorar a qualidade de vida do aluno. A proposta dessa oficina é desenvolver atividades de artes plásticas, teatro, dança e música. Tudo com exercícios simples e criativos.

A oficina “Palavras que encantam”, dirigida pela professora Kátia Raquel Testoni Longen busca orientar o educador a lidar mais presencialmente com a poesia e identificar outro rumo no cotidiano.

Serviço:

Seminário de Formação de Educadores – Paranaguá (PR)

Dias 06 e 07 de abril

Local: Hotel Camboa

Rua Faria Sobrinho, 309 - Centro - Paranaguá (PR)