Organização de Reservas Técnicas - Novidades - Fundação Bunge

Organização de Reservas Técnicas

Publicado em 13/11/09 às 11h15 envie a um amigoenvie para um amigo imprimir esta

O Centro de Memória Bunge realizou no dia 11 de novembro, no Museu da Imagem e do Som, em São Paulo, a última Jornada Cultural do ano com o tema Princípios de Organização de Reservas Técnicas.
Conduzido por Gedley Belchior Braga, Doutor em Ciências da Informação, artista multimídia e Professor Adjunto recém ingresso da Universidade Federal de São João Del Rey o encontro reuniu cerca de 80 pessoas que puderam ao longo do dia, ter contato com aspectos fundamentais para a preservação de objetos museológicos que estão sob os cuidados de museus, arquivos, centros de memória e bibliotecas.
Com a utilização de um farto material visual, Gedley mostrou como é importante manter cuidados relativos ao meio ambiente, evitando oscilações de temperatura, umidade e, acima de tudo, de umidade relativa, bem como abordou sobre a importância em prevenir a exposição dos objetos à outros fatores degradantes como poluição e excesso de luz. Orientou sobre formas de detecção e combate de pragas, questões de segurança patrimonial e princípios de condução de planos de emergência considerando o staff, coleções e público. Destacou a importância da formação de brigadas.
O público presente participou apresentando e relatando casos que puderam ser debatidos deixando em relevo a importância de medidas preventivas na preservação do nosso patrimônio cultural.