Prêmio Fundação Bunge anuncia homenageados de 2018 - Novidades - Fundação Bunge

Prêmio Fundação Bunge anuncia homenageados de 2018

Publicado em 14/08/18 às 14h00 envie a um amigoenvie para um amigo imprimir esta

Hoje a Fundação Bunge anunciou os contemplados com o Prêmio Fundação Bunge 2018

Na área de Ciências Agrárias, no tema Serviços Ambientais para o Agronegócio, o homenageado na categoria Vida e Obra foi Silvio Crestana, graduado, mestre e doutorado em física pelo Instituto de Física e Química de São Carlos/USP, na área de Física Aplicada a Solos, a Radiações e Teoria da Imagem. Destacou-se internacionalmente pelo trabalho pioneiro de introdução da tomografia computadorizada nas ciências do Solo e tem atuado na área de Serviços Ambientais Para o Agricultura. Na categoria Juventude, o homenageado é Pedro Henrique Santin Brancalion, professor de Silvicultura de Espécies Nativas do Departamento de Ciências Florestais da ESALQ/USP, onde coordena o Laboratório de Silvicultura Tropical (LASTROP).

Na área de Letras, que neste ano tem como tema Literatura Infantojuvenil, Daniel Munduruku, escritor indígena, graduado em Filosofia, tem licenciatura em História e Psicologia. Doutor em Educação pela USP. É pós-doutor em Literatura pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Diretor presidente do Instituto UKA - Casa dos Saberes Ancestrais, foi contemplado na categoria Vida e Obra, enquanto Nina Krivochein, de 14 anos, autora de quatro livros, resenhista de livros, peças de teatro e filmes, foi agraciada na categoria Juventude.

Para a categoria Vida e Obra são escolhidos profissionais pelo conjunto de seus trabalhos e na Juventude, jovens de até 35 anos que se destacam em seus campos de atuação. A cerimônia de premiação será realizada em 13 de novembro, em São Paulo. Os contemplados receberão prêmios de R$ 150 mil e medalha de ouro (categoria Vida e Obra) e R$ 60 mil e medalha de prata (categoria Juventude).

Desde a sua criação, quase 200 personalidades já foram premiadas, entre elas os escritores Jorge Amado e Ruth Rocha, o arquiteto Oscar Niemeyer, o médico e pesquisador Carlos Chagas Filho, o engenheiro agrônomo Eurípedes Malavolta e o cientista político Fernando Abrucio.