Jornada Cultural sobre produção de exposições - Novidades - Fundação Bunge

Jornada Cultural sobre produção de exposições

Publicado em 18/09/17 às 11h00 envie a um amigoenvie para um amigo imprimir esta

O segundo encontro das Jornadas Culturais 2017, evento gratuito do Centro de Memória Bunge, aconteceu nos dias 14 e 15 de setembro aconteceu, no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Com o tema “Concepção, Planejamento e Produção de Exposição” e curadoria de Marilucia Bottallo, diretora técnica do Instituto de Arte Contemporânea (IAC), o evento abordou a exposição museológica como sistema comunicacional com lógica, sentidos e processos próprios, cujo objetivo é comunicar um discurso preexistente, porém com o diferencial de uma prática preservacionista.

O encontro trouxe discussões sobre práticas de concepção e execução para uma exposição museológica e reflexões sobre o processo, considerando sua importância, custo e complexidade.

Saiba mais sobre a palestrante

Luciana Nemes - graduada em Educação Artística e Pós-Graduada em Museologia pela Universidade de São Paulo – USP.  Atualmente assessora o projeto de reestruturação do Museu Santa Casa de São Paulo. Luciana se destaca por trabalhos de desenvolvido junto às produtoras Base7 Projetos Culturais e Arte3 Assessoria, Produção e Marketing Cultural, onde atuou como produtora executiva: projeto museográfico do Museu da História do Estado de São Paulo – MHSP, implantação do Museu do Holocausto - Curitiba, nas exposições “Caravaggio e seus seguidores” e “Resistir é Preciso”. Atuou como docente das disciplinas de Concepção, Planejamento de Exposições e Montagem de Exposição Sistema de Ações Museológicas no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

Colaboradores

Álvaro Razuk - arquiteto formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), com especialização em projetos para exposições culturais, cenários, museografia e expografia. Trabalha nesta especialidade desde 1996 tendo desenvolvido diversos projetos para vários artistas, curadores e instituições no Brasil e exterior.

Lee Dawkins - formado em cenografia teatral, trabalha nas áreas de cenografia, expografia e montagem fina a mais de 25 anos.

Miulnei Ribeiro Barbosa - há 35 anos no mercado de transporte de obra de arte- embalagens, logística nacional e internacional de obras de arte. Atualmente trabalha na Millenium Transportes como gerente do departamento de obras de arte.

Claudio Rubiño - formado em artes e educação inclusiva, coordena o Programa de Acessibilidade do Instituto Tomie Ohtake. Tem experiência teórica e prática com públicos de equipamentos culturais com ênfase no desenvolvimento de ações para pessoas com deficiência.