Fundação Bunge e Childhood Brasil lançam campanha para aquaviários - Novidades - Fundação Bunge

Fundação Bunge e Childhood Brasil lançam campanha para aquaviários

Publicado em 28/06/17 às 15h30 envie a um amigoenvie para um amigo imprimir esta

Neste mês, a Fundação Bunge, em parceria com a Childhood Brasil, lança o Programa Na Mão Certa Aquaviários, uma extensão do trabalho realizado desde 2015 com os caminhoneiros em Barcarena e Itaituba. A iniciativa faz parte do Comunidade Integrada, programa de desenvolvimento territorial sustentável da Fundação Bunge, iniciado em 2014 nesses dois municípios do Pará, que consiste em orientar o investimento social privado de forma articulada e conectada com as comunidades com ações de proteção integral à criança e ao adolescente, fortalecimento da gestão pública e desenvolvimento econômico.

O Programa Na Mão Certa foi criado pela Childhood Brasil, voltado para a proteção de crianças e adolescentes contra exploração sexual nas estradas por meio de parceria com empresas. Entre esses parceiros, encontra-se a Bunge Brasil, que aderiu ao Pacto Empresarial contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nas Rodovias Brasileiras em 2015 por meio de sua Fundação. Mais de mil colaboradores e fornecedores da Bunge Brasil de suas duas unidades do Pará, são orientados constantemente e conscientizados sobre as questões dos Diretos da Criança e do Adolescente por meio de treinamentos, reuniões, vídeos,  programas de rádio, ações educativas e de bem-estar.

Este ano, nasceu no Programa Na Mão Certa Aquaviários, com o objetivo de enfrentar a exploração sexual no modal fluvial de transporte de carga e de pessoas, seguindo os mesmos compromissos de proteção assumidos nas rodovias brasileiras, tendo a Bunge Brasil como primeira empresa a implantar a nova categoria, além de apoiar seu desenvolvimento. O primeiro passo é o treinamento de 25 colaboradores da operação da empresa para atuarem como multiplicadores dos direitos de crianças e adolescentes, em especial, contra violência sexual. Esses multiplicadores levarão informação para 150 tripulantes do modal aquaviário num processo de educação continuada. Os Aquaviários serão os agentes de proteção de crianças e adolescentes contra a exploração sexual nas hidrovias.

No segundo semestre, outra medida complementar ao programa será a promoção de encontros entre o grupo de colaboradores capacitados e a comunidade com a finalidade de conscientização e orientação da população sobre como devem encaminhar as demandas para a Rede de Proteção Social, órgão que também será preparado pela Agenda Pública, uma OSCIP que trabalha para aprimorar a gestão pública, para receber um aumento de demanda, fechando assim o círculo virtuoso de medidas de proteção à criança e ao adolescente. A Agenda Pública desenvolve para Fundação Bunge, no Pará, um trabalho de fortalecimento da Rede de Proteção Social, estimulando e auxiliando na criação de políticas públicas para o setor.

A importância estratégica deste novo modal no Programa Na Mão Certa está alinhada com as mudanças que vem ocorrendo para o escoamento de grãos do Brasil para o mundo. A rota original por estradas até os portos de Santos e Paranaguá vem sofrendo alteração com a criação de terminais intermodais para exportação de produtos agrícolas em novos portos privados na região Norte.

Os indicadores do Disque 100 de 2016 revelam que o percentual de denúncias de Violência Sexual no Pará é muito acima da média nacional (31% contra 21% da média do país). Essas denúncias reforçam a existência do problema no Estado, mas, ao mesmo tempo, que existe um desconhecimento do Disque 100 em municípios como Barcarena e Itaituba. Enquanto no Pará ocorreram 642 denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes no ano passado, os dois municípios somados tiveram apenas 17 denúncias registradas no Disque Direitos Humanos (Disque 100).