Contemplado com o Prêmio Fundação Bunge em 1990, Antonio Candido deixa legado inestimável para academia - Novidades - Fundação Bunge

Publicado em 12/05/17 às 14h30 envie a um amigoenvie para um amigo imprimir esta

Ensaísta, crítico literário e sociólogo, Antonio Candido de Mello e Souza, ou simplesmente Antonio Candido, foi um dos nomes mais respeitados no meio intelectual brasileiro desde o início de sua vida acadêmica e literária. Seu trabalho impôs-se a partir de 1945, com o lançamento de Brigada ligeira, que o crítico Alfredo Bosi definiu como a síntese mais feliz realizada pela crítica brasileira naquele século. Com Formação da literatura brasileira, de 1959, Candido trouxe uma nova compreensão sobre o arcadismo e o romantismo nacional, além de incorporar as contribuições teóricas da crítica internacional às tradições brasileiras.

Antonio Candido, um dos homenageados mais ilustres do Prêmio Fundação Bunge, que em 1990 concedeu o Prêmio por sua Vida e Obra na área de Letras – Crítica, deixa um legado inestimável para o País, que perde um de seus intelectuais mais brilhantes e dono de uma trajetória acadêmica e pessoal singular.