Voluntários apresentam peça sobre o livro “O Fio da Meada” - Novidades - Fundação Bunge

Voluntários apresentam peça sobre o livro “O Fio da Meada”

Publicado em 31/10/16 às 16h45 envie a um amigoenvie para um amigo imprimir esta

A interatividade e o viés lúdico são algumas das melhores formas de despertar, nas crianças, o gosto pela leitura. Com esse pensamento, voluntários do programa Comunidade Educativa em Paranaguá (PR) organizaram uma atividade especial com alunos das escolas municipais Manoel Viana e Iná Xavier Zacharias.

Durante a Jornada Voluntária, que aconteceu em setembro, os alunos foram convidados a irem até a unidade da Bunge Brasil para atividades com os voluntários. “Fizemos uma leitura encenada, em forma de peça teatral, do livro ‘O Fio da Meada’. Os voluntários se caracterizaram – inclusive, faltaram algumas mulheres e os homens tiveram que improvisar com perucas (risos) – e apresentaram a história do livro para as crianças”, conta Ivan Pinheiro, coordenador de voluntariado em Paranaguá.

A visita foi dividida em duas turmas: na parte da manhã – quando aconteceu a peça –, estiveram presentes 109 crianças das duas escolas e 14 voluntários. “Foi bom que as crianças das duas escolas, que não se conheciam, puderam interagir e brincar umas com as outras”, conta Ivan. Já na parte da tarde, o espaço recebeu 136 crianças, que participaram de atividades e brincadeiras com os 9 voluntários presentes. “Elas adoraram. Muitas não queriam ir embora, de tanto que gostaram da brincadeira”, relembra.

Aos 62 anos de idade, participar um dia inteiro de atividades com 245 crianças entre 8 e 10 anos é uma experiência que Ivan não vai esquecer tão cedo. “Foi bem cansativo lidar com tantas crianças fora do ambiente da escola (risos). Por outro lado, a recompensa é o que sentimos ao ver uma criança feliz, principalmente aquelas mais carentes, de regiões mais pobres. É muito gratificante”.

Hoje, a unidade de Paranaguá possui 49 colaboradores cadastrados como voluntários do programa Comunidade Educativa. “Realizamos pelo menos uma visita por mês a cada uma das escolas em que atuamos”, conta Ivan. Para saber mais sobre o programa, acesse: www.fundacaobunge.org.br/projetos/semear-leitores