Fundação Bunge realiza formação de conselheiros tutelares e municipais - Novidades - Fundação Bunge

Fundação Bunge realiza formação de conselheiros tutelares e municipais

Publicado em 02/12/15 às 10h15 envie a um amigoenvie para um amigo imprimir esta

O trabalho do programa de desenvolvimento territorial sustentável, Comunidade Integrada, nos municípios tocantinenses de Pedro Afonso, Tupirama e Bom Jesus do Tocantins continua gerando bons frutos. Uma das principais frentes deste trabalho é a proteção social à criança e ao adolescente, que se mostrou necessária durante o diagnóstico social, realizado na região, em 2010, no início dos trabalhos do programa.

“Após uma primeira capacitação de conselheiros tutelares e municipais do Conselho de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes, em 2013, a confecção da política municipal de direitos da criança e do adolescente, e a criação e regularização, em 2014 e 2015, dos fundos municipais dos direitos da criança e do adolescente, percebemos que era necessário aprimorar a parte prática, ou seja, tornar mais claro o fluxo de trabalho entre os conselheiros e os demais órgãos de proteção social à criança e ao adolescente”, descreve Paulo Rita, coordenador de projetos sociais da Fundação Bunge.

Assim, em 2015, está acontecendo uma nova formação, com 35 conselheiros tutelares e municipais, dessa vez com foco no aprimoramento desse fluxo de encaminhamento de casos para os diferentes órgãos de proteção social à criança e ao adolescente: Secretarias municipais de Educação, Assistência Social e Saúde, Polícia Militar, Polícia Civil, Promotoria Pública do Menor e Vara da Infância e da Juventude.

A formação foi dividida em quatro módulos. Os três primeiros foram realizados entre outubro e novembro e o quarto está programado para os dias 9, 10 e 11 de dezembro. “Os dois primeiros módulos tiveram foco na parte teórica. A partir do terceiro, foi realizada uma mesa redonda com representantes da rede de proteção social à criança e ao adolescente, para que se começasse a discutir um fluxo de trabalho único entre os conselheiros e a rede. Acreditamos que, durante o quarto e último módulo, teremos o fechamento desse trabalho, com a definição deste fluxo de atendimento”, explica Paulo.

Para saber mais sobre o programa Comunidade Integrada, acesse: www.fundacaobunge.org.br/projetos/comunidade-integrada