Escola Angélica Costa é inaugurada em Gaspar (SC) - Novidades - Fundação Bunge

Escola Angélica Costa é inaugurada em Gaspar (SC)

Publicado em 23/02/15 às 17h00 envie a um amigoenvie para um amigo imprimir esta

A Fundação Bunge e a Secretaria de Educação do Município de Gaspar inauguraram oficialmente, no dia 23 de fevereiro, a Escola de Educação Básica Profª Angélica de Souza Costa, concluída e apresentada para a comunidade e autoridades em 2014.

A ideia da reconstrução foi apresentada após a catástrofe ambiental provocada pelas fortes chuvas que atingiram o Vale do Itajaí, em 2008, que deixou a escola totalmente destruída. Na ocasião, a Fundação Bunge firmou uma parceria com a Prefeitura de Gaspar e se comprometeu a entregar o projeto urbanístico de um novo bairro e um terreno doado pela Prefeitura, e a entregar uma nova escola à comunidade, construída a partir de um projeto arquitetônico de bases ecoeficientes e sustentáveis.

O projeto da escola ficou a cargo do escritório Índio da Costa, que o executou seguindo os preceitos de sustentabilidade com sala de aula flexível e multifuncional, sistema próprio de tratamento de esgoto, telhado verde, entre outros. A prefeitura ficaria com a responsabilidade de executar o projeto urbanístico do bairro e implementação das obras de infraestrutura e instalação de equipamentos escolares.

Todos os detalhes foram pensados para obter o melhor uso dos recursos da escola. Para isso, o projeto contemplou também o conceito de acessibilidade, com rampas de acesso e banheiro totalmente adaptado. O pátio externo, com gramado para facilitar o escoamento de água e amenizar as temperaturas, recebeu horta e árvores frutíferas. Já o pátio interno foi feito em concregrama para auxiliar na drenagem e ganhou 48 bancos, um playground e dois espaços de leitura externos para estimular o uso pelas crianças.

A nova escola tem capacidade para 300 alunos e 1.570 m² de área construída, em um terreno de 8 mil m². São nove salas de aula de 48 m², sendo duas específicas para Educação infantil, com pias internas; um laboratório de informática; um banheiro acessível para pessoas com deficiência; dois depósitos para materiais escolares; um refeitório; uma cozinha com despensa; um ambulatório; banheiros independentes – masculino e feminino, para professores e funcionários da cozinha –; amplo espaço para secretaria; diretoria; sala de professores e de reunião; estação de gás externa; bicicletários e estacionamento interno. Além disso, a escola também recebeu um Espaço de Leitura do Programa Semear Leitores, para incentivar o hábito da leitura nas crianças.

Para a inauguração, foram convidados a contadora de história Kiara Terra e a Cia de Circo MimiCalado, que apresentaram um espetáculo de circo-narração, e Claudia Costin, diretora global de educação do Banco Mundial (Bird) e Conselheira da Fundação Bunge, para aula aberta aos educadores do município.

Foto: Gerardo Lazzari | Fundação Bunge

Fotos: Gerardo Lazzari | Fundação Bunge