O ensino das habilidades socioemocionais nas escolas - Fórum - Interatividade - Fundação Bunge
Texto

Interatividade

FórumFórumenvie a um amigoenvie para um amigo

O ensino das habilidades socioemocionais nas escolas

  • 30/07/14 às 17h00

Atualmente, educadores têm discutido sobre a importância das chamadas habilidades socioemocionais ou não cognitivas na formação das crianças. Em outras palavras, uma educação que desenvolva, nos alunos, valores como: abertura a experiências, extroversão, amabilidade, estabilidade emocional, protagonismo, entre outras.

No Brasil, uma grande contribuição ao tema dada pelo Instituto Ayrton Senna, durante o Fórum Internacional de Políticas Públicas “Educar para as Competências do Século XXI”, em março de 2014. Em parceria com a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Instituto desenvolveu apresentada ao público o Senna – Social and Emotional Non-Cognitive Nationwide Assessment (em tradução livre: “avaliação socioemocional e não cognitiva em nível nacional”), um instrumento capaz de medir, a partir de provas, as competências não cognitivas dos alunos, e como elas interferem em seu desempenho escolar.

Com base no estudo, algumas escolas já estão adotando, em suas grades – seja como “projeto piloto”, seja de forma instituída –, atividades que desenvolvem as habilidades socioemocionais nos alunos. Para saber mais sobre o assunto, confira nosso Jornal Cidadania especial sobre o tema: http://bit.ly/1la0Mmx

Como você enxerga essa questão? É positivo que as escolas assumam esse papel (ou parte dele), que antes era responsabilidade dos pais? Que tipos de benefícios esse trabalho pode trazer tanto para as crianças quanto para as escolas? Dê sua opinião!

 

Responder ao tópico



As opiniões divulgadas no Fórum são de responsabilidade dos usuários e não refletem os valores da Fundação Bunge.