Ativismo Social Online: uma mudança para melhor ou para pior? - Fórum - Interatividade - Fundação Bunge
Texto

Interatividade

FórumFórumenvie a um amigoenvie para um amigo

Ativismo Social Online: uma mudança para melhor ou para pior?

  • 31/05/12 às 17h15

A era digital em que vivemos certamente mudou muitos de nossos costumes e relações. Uma das grandes mudanças que podemos observar é o chamado “Ativismo Social Online”, o ativismo social ao alcance de um clique.

Nos EUA, esse tipo de ativismo recebeu o nome de “slacktivism”, um trocadilho com o adjetivo “slack”, que significa “preguiçoso”, “indolente”, pois não custa esforço algum. Em outras palavras, hoje, conseguimos nos engajar sem sair da poltrona, doando dinheiro por meio de cliques, participando de abaixo-assinados e, assim, tornar o mundo melhor.

Se, por um lado, há quem defenda que o ativismo social online pode acabar anestesiando a população, em meio a tantas causas distantes de suas realidades e com cenários complexos, que exigem envolvimento para serem compreendidos de forma mais profunda, por outro lado, muitos acreditam que esse tipo de ativismo pode ser um importante aliado contra a injustiça e a miséria, já que tem potencial de audiência mundial e ao alcance de um clique.

O que você pensa sobre o “slacktivism”? Na sua opinião, essa mudança trazida pela era digital foi para melhor ou para pior?

 

Responder ao tópico


  • 03/06/12 às 13h00
  • Por: Claudia Anunciato

Como toda ferramenta precisa ser bem direcionada para uma produtividade eficaz.

Responder a esta mensagem

Responder ao tópico

As opiniões divulgadas no Fórum são de responsabilidade dos usuários e não refletem os valores da Fundação Bunge.