Dia da Consciência Negra - Blog - Interatividade - Fundação Bunge

Blog da Fundação

Dia da Consciência Negra

Publicado em 20/11/13 às 09h30 envie a um amigoenvie para um amigo

20 de novembro é o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. Neste dia, diversas cidades do país param suas atividades para refletir sobre a história do negro na sociedade brasileira. Instituída oficialmente em 2011, a data coincide com a morte do Zumbi dos Palmares, um dos líderes do Quilombo dos Palmares, em 20 de novembro de 1695.

Neste dia tão importante, apresento aos leitores do Blog da Fundação um artigo de minha autoria, publicado em outubro de 2013 na revista O MENELICK 2º ATO – AFROBRASILIDADES & AFINS. A revista é dedicada à valorização e reflexão acerca da produção artística da diáspora africana, bem como das manifestações culturais popular e urbana do ocidente negro, com especial destaque para o Brasil.

No artigo, destaco um dos costumes mais marcantes da cultura de muitas comunidades africanas: o uso das máscaras, principalmente as de boi. O texto discute o que essa prática e esse animal representam para esses povos, e traça algumas relações entre esses significados na África e no Brasil. Confira a íntegra do texto: http://bit.ly/1bN6rg2.

Por Viviane Lima de Morais, historiadora do Centro de Memória Bunge

ComentáriosComentar

Perfil

No Blog da Fundação Bunge compartilhamos opiniões, experiências e ideias. Participe você também, expondo opiniões e alimentando ideias.

Os textos publicados no Blog da Fundação refletem a opinião de seus autores.