Protagonismo Jovem - Blog - Interatividade - Fundação Bunge

Blog da Fundação

Protagonismo Jovem

Publicado em 13/11/13 às 14h30 envie a um amigoenvie para um amigo

Em 05 de agosto de 2013, foi sancionada a lei que instituiu o Estatuto da Juventude e que entrará em vigor no mês de fevereiro de 2014.

O Estatuto pode ser compreendido como o marco legal para a instituição e o fortalecimento de políticas públicas voltadas à juventude. No entanto, é importante destacar que o instrumento jurídico não será responsável pela melhoria da equidade social entre os jovens. É necessário que a juventude permaneça buscando e colocando em prática aquilo que reflete a sua condição: o protagonismo.

Apesar de ser considerada um bordão no segmento jovem, a palavra protagonismo permanece insubstituível quando queremos destacar a atuação do jovem dentro do cenário político de suas comunidades. Protagonizar vai além de assumir um papel de destaque - significa entender e participar dos conflitos sociais que compõem a nossa sociedade e que estão em constantes transformações. Pressupõe exercer o poder político e influenciar na construção da cidadania.

O jovem protagonista é aberto às diferenças, e percebe que essa condição é necessária para o estabelecimento do diálogo entre os diversos atores presentes no ambiente público. Inserido na coletividade, o jovem se organiza em torno de ações que podem ser pequenas, mas que são responsáveis por gerar visibilidade e disseminar as inquietações que circundam esse público.

As pequenas ações também podem expressar o potencial de participação política do jovem, e indicam como que as conquistas sociais podem ser adquiridas e partilhadas. Talvez o grande desafio não esteja no tamanho das ideias e iniciativas que são propostas pelos jovens, mas principalmente no que está sendo realizado para o enraizamento dessas ações.

Por Pedro Barizon, Coordenador de Projetos da Fundação Bunge

ComentáriosComentar

Enviado em 02/12/13 às 08h07

Sandra Cordeiro Marino

sanmarinofr@yahoo.fr

Olá, Pedro. Gostei de seu texto, sintético e claro. Senti falta apenas de pequenos exemplos concretos ou talvez duas imagens ilustrativas de ações que estão ocorrendo lá, fiquei curiosa... abraço.

Perfil

No Blog da Fundação Bunge compartilhamos opiniões, experiências e ideias. Participe você também, expondo opiniões e alimentando ideias.

Os textos publicados no Blog da Fundação refletem a opinião de seus autores.