Arquivo de Dezembro de 2009 - Blog - Interatividade - Fundação Bunge
Texto

Interatividade

Blog da Fundação

Arquivo de Dezembro de 2009

Consumo consciente: essa prática depende de nós


Publicado em 29/12/09 às 11h15 envie a um amigoenvie para um amigo
No meu último post  falei sobre o lado sustentável de cada um e de como precisamos de lideranças empresariais, políticas e sociais comprometidas com as mudanças que uma sociedade sustentável exige. Além disso, ressaltei como cada um de nós tem um papel importante para conduzir esse processo.
 
Neste mês, tivemos um dos eventos mais esperados do ano voltado para a questão da preservação saudável e sustentável do planeta: a COP-15, 15ª Conferência das Partes. Os resultados não foram tão surpreendentes quanto imaginávamos, nos levando, por conseqüência, a refletir ainda mais sobre a importância de adotarmos ações individuais, por mais simples que sejam, para darmos nossa contribuição para reverter este quadro atual.
 
Um bom começo para minimizar os impactos nocivos ao planeta e construir um mundo social e ambientalmente melhor é adotarmos escolhas de consumo consciente.  São ações praticadas no dia-a-dia por meio de gestos simples. Devemos ter em mente que o consumo consciente é uma contribuição voluntária, solidária e cotidiana que envolve a análise constante dos impactos da compra, uso ou descarte de produtos ou serviços.
 
Nosso papel como indivíduos vai além de agirmos somente com práticas sustentáveis: devemos dividir com nossos colegas, familiares e amigos a importância de cada um neste processo, refletindo sobre as nossas próprias ações de consumo.
                                                                                    
Que tal começarmos com atitudes simples, como as que listei abaixo? Se cada um de nós contribuir, certamente ajudaremos, sem esforços super-humanos, melhorar a nossa qualidade de vida e preservar a sustentabilidade do nosso planeta.
 
 
  • Substitua o extrato bancário impresso pela consulta on-line e envie convites por e-mail;
 
  • Mantenha os pneus calibrados - eles vão durar mais e o rendimento do combustível será maior;
 
  • Prefira notebooks a desktops. A produção deles requer menos matéria-prima e energia e seu consumo anual é de 220kWh;
 
  • Tire os aparelhos eletrônicos das tomadas quando não estiverem sendo utilizados. Para você ter idéia, só a televisão quando desligada, mas conectada à tomada, continua consumindo de 10 a 15% de energia.
 
Estas e outras dicas podem ser encontradas em ‘O Livro Verde’, de Elizabeth Rogers e Thomas M. Kostigen. Trata-se de uma ótima fonte de informação para você que, assim como eu, acredita que podemos melhorar o mundo.
 
Há ainda este vídeo, elaborado pela revista Veja, que também traz dicas úteis de especialistas no tema.
 
Vale conferir:
 

 

Por Cláudia Buzzette Calais, gerente de Responsabilidade Social da Fundação Bunge

Páginas - 1


Perfil

No Blog da Fundação Bunge compartilhamos opiniões, experiências e ideias. Participe você também, expondo opiniões e alimentando ideias.

Os textos publicados no Blog da Fundação refletem a opinião de seus autores.

Arquivo